sábado, 21 de março de 2009

Se a vida de der um limão

Faça uma torta!!

Essa semana fiquei com vontade da fazer Torta de Limão(detalhe mais vontade de fazer do que de comer). Nunca fiz a torta, portanto não tinha a receita, lá fui eu procurar, encontrei receitas para dois tipos de tortas, Tarte au Citron, que é francesa e é a torta de limão sem o merengue em cima, ela é uma delícia, mas queria fazer torta com merengue, aí achei duas receitas, uma não gostei do creme de limão a outra não gostei do merengue...a solução, juntar as duas! Peguei a receita do merengue aqui e a do creme de limão no Panelinha. Estou aqui travando uma batalha comigo mesma porque quero experimentar para saber se ficou boa mesmo, mas não posso chegar no churrasco com a sobremesa faltando um pedaço(ou posso?).

- Patê Sucré
250g de farinha de trigo
100g de manteiga em temperatura ambiente
100g de açúcar
uma pitada de sal
1 ovo
essência de baunilha
1 a 2 colheres de sopa de leite

Numa tigela misture a manteiga com o açúcar, até obter uma farofa. Adicione o ovo e a essência de baunilha. Coloquei a farinha, misture com as mãos, coloque o leite e trabalhe a massa até formar uma bola. Enrole em papel filme e leve a geladeira para repousar por 30 mn.

- Recheio:
4 colheres (sopa) de açúcar
200 g / 1 caixinha de leite condensado
4 gemas
1/2 xícara (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão e mais um pouco para decorar

Numa tigela média misture bem o leite condensado, as gemas, o suco e a raspas de limão. Coloque o creme na massa de biscoito. Leve a torta ao forno e deixe assar até que o centro esteja firme, mas que ao chacoalhar a fôrma ainda trema (cerca de 20 minutos). Deixe esfriar completamente.

- Merengue
4 claras
250g de açúcar

Bata as claras até o ponto de neve firme acrescentando a açúcar aos poucos. Bata até obter uma mistura cremosa, firme e brilhante. Coloque por cima do creme de limão e leve ao forno para dourar.

Nenhum comentário: