quinta-feira, 26 de março de 2009

Bolo de Cenoura


Bolo de cenoura para mim tem gosto de infância. Toda vez que penso em “Bolo de Cenoura”, lembro no recreio da escola, de brincar de pega-pega e esconde-esconde, do lanche, do parquinho. A outra lembrança que eu tenho da minha infância é o pudim de leite condensado da minha mãe, tenho claro na minha memória a imagem do pudim assando no forno e eu indo na cozinha de 5 em 5 minutos para ver se ele já estava pronto. Essa semana fiquei com uma vontade danada de comer Bolo de Cenoura, aproveitei o Chá das 5 que vai rolar aqui em casa amanhã e puxei na memória os tempos do Jardim de Infância.


BOLO DE CENOURA - do Panelinha
- para o bolo

3 cenouras pequenas
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo de canola
400 g / 2 copos (americanos) de açúcar
300 g / 2 copos (americanos) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Com uma faca, descasque as cenouras e corte-as em pedaços.
3. Peneire a farinha de trigo e o fermento em pó.
4. No liquidificador, junte o óleo, os ovos, o açúcar e os pedaços cenoura. Bata até obter um creme liso.
5. Numa tigela grande, coloque o creme de cenoura batido. Com uma colher, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó peneirados aos poucos. Misture bem.
6. Na fôrma untada, despeje a massa ao e leve forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que esteja assado. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e cubra com a calda quente.

- para calda

100 g de chocolate meio amargo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mel

1. Numa panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e reserve.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pérai!!! Vc. não comentou que o bolo tava batizaaado!! :o
hahahahaha
Como não, tem que falar, mó booooom!!
huahuhau
bjocas
Erika

Ariane Seixas disse...

Esse bolos é só para os grandinhos....
Grand Marnier com força porque sou chique bem!!!!!

Unknown disse...

Como queria estar aí pra comer bolo e cenoura!!!!!!!!!!!!!!!!!
saudade
bjs

Ariane Seixas disse...

Faço um em Novembro p/ vc Cá!!! Com Grand Marnier e tudo....

Saudade sempre flor!!! Adorei saber que vc passa por aqui....

Beijos

Ari