quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Xô Preguiça

Tenho que confessar aqui que andava meio preguiçosa para cozinhar, não tinha inspiração para fazer nada e estava com vontade zero de ficar horas na cozinha(coisa que normalmente eu faço com prazer), junto com a minha preguiça de cozinhar caminhava uma apatia tão grande pela comida da praça de alimentação, sabe quando você não quer nada, nada agrada, já estava ficando enjôada de mim mesma e achei que já estava mais do que na hora de voltar para cozinha. Semana passada a nova edição da Elle à la Table chegou na loja e eu fiquei com a edição anterior, uma receita de beringelas grelhadas chamou a minha atenção, resolvi experimentar, fiz algumas alterações na receita, na minha versão eu coloquei uma abobrinha, champignons e molho pesto e usei mussarela ou invés do queijo Comté para gratinar, ficou danado de bom e me rendeu muitas quentinhas para levar para o trabalho essa semana. Mas não parei por aí, há muito tempo eu faço coalhada seca em casa, o preparo é muito simples e a coalhada é uma boa substituta do cream-cheese e fecha perfeitamente a combinação hommus e babaganouch. O problema é que não conseguia achar coador de café aqui, achava sempre o filtro para vender mas não o coador, o jeito foi esperar a visita dos meus pais para equipar a minha cozinha com um coador de café e os seus respectivos filtros. Com os equipamentos na mão hoje eu fiz a minha primeira coalhada seca em Montréal(mas que marco), ela está lá na cozinha escorrendo só vai ficar pronta amanhã, perfeita para ser misturada com um pouco de mel e essência de baunilha e ir direto para o pão do café da manhã.

Coalhada fresca

1 l de leite tipo A
1 copo de iogurte natural

Numa panela, leve o leite ao fogo alto. Quando ferver, desligue e deixe amornar até que não haja mais vapor. Adicione o iogurte e misture com uma colher, mexendo sempre no mesmo sentido. Transfira para uma tigela e tampe com um prato. Embrulhe com um pano de prato e guarde no forno desligado ou dentro de um armário. Depois de 7 horas leve a coalhada à geladeira. O ideal é fazer da noite para o dia. Assim não tem perigo de ficar chacoalhando, tira daqui, passa pra lá...

Coalhada seca

Para fazer a coalhada seca, basta deixar a coalhada fresca escorrer durante um dia inteiro dentro de um coador descartável de papel. Coloque o coador de café dentro do suporte de cafeteira e deixe o soro escorrendo em um copo. Quando estiver pronta, você pode temperá-la com sal e azeite de oliva. Descarte o soro e leve a coalhada à geladeira.


Tian d'aubergines au basilic

3 aubergines
1 gousse d'ail
50 cl de bon coulis de tomate
50g de parmesan râpé
1 c. à soupe d'huile d'olive

Préchauffez le four à 6/180º. Lavez, essuyez et coupez les aubergines en tranches. Plongez-les dans une casserole d'eau bouillante salée et faites-les blanchir 3 mn. Egouttez-les et séchez-les avec du papier absorbant. Frottez un plat à four avec la gousse d'ail pelée. Disposez les tranches d'aubergines et le coulis de tomate en alternant 1 couche d'aubergines, 1 couche de coulis...et finissez par le coulis. Mélangz dans un grand bol le parmesan râpé, le comté râpé, du poivre et le basilic ciselé. Répartissez ce mélange sur le dessus du plat. Arrosez d'un filet d'huile d'olive, enfournez et faites cuire 40 mn environ. Le dessus doit être bien doré.

PS: Umas vez meu pai me perguntou se o soro do leite poderia ser utilizado para alguma coisa, eu respondi que não porque na época eu não sabia que ele pode ser utilizado como buttermilk, descobri outro dia lendo o blog La Cucinetta:

"
O benefício extra é ter mais de 1 litro de soro assim, de lambuja. O soro do leite que resta da fabricação do cream cheese pode ser utilizado como o buttermilk nas receitas americanas. Também pode substituir parte do caldo em sopas ou parte da água na hora de deixar os grãos secos de molho, pois ele é abarrotado de nutrientes. E, para quem adora tomar shakes de proteínas, saiba que os tais aminoácidos em pó que você toma são retirados [tchanans!] do soro do leite [traduza o nome da marca mais famosa de shake de proteína do mercado... A-há! ;)]. Você pode congelar o soro em cubinhos e batê-los no liqüidificador com frutas , produzindo seu próprio shake de proteína e parando de gastar o que não tem com aqueles imensos potes de pó bizarro. [Hoje de manhã já preparei buttermilk pancakes com o soro, e ficaram ótimas!]

Um comentário:

Marianne Fu disse...

Ari, dentro da rubrica xo preguica tbem tem que incluir a Bixi! (leia-se bicssi) hehehe
beijos!
Vizinha