segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Yoga


Em Fevereiro eu falei aqui sobre o Pilates que eu estava fazendo na YMCA perto do trabalho. Eu namorei por muitos anos a idéia de praticar Pilates, mas os preços absurdos cobrados pelos estúdios e o meu bom senso nunca permitiram. Até que eu descobri que a YMCA tinha muitas aulas de Pilates e que o preço da mensalidade era muito bacaninha(CAN$ 50.00) e que ela estava localizada, estourando à 1 minuto a pé do meu trabalho.

Eu fiquei impressionada com a minha disciplina, estava indo na academia quase todos os dias e gostando cada vez mais das aulas de Pilates, mas depois de uns meses comecei a precisar de mais, parecia que estava faltando alguma coisa*, foi aí que eu comecei a ir nas aulas de Yoga da própria Y e adorei, fiquei tão empolgada que comprei um DVD e comecei a fazer yoga também em casa. Eu tinha procurado estúdios de yoga em Montréal, mas os preços eram absurdos e o meu salário ainda não me permite ter um gasto mensal tão alto, então a Y e o meu DVD pareciam ser o meio termo entre o que eu gostaria de fazer e o que era acessível para mim no momento.

Até que um belo dia pipoca um e-mail de uma menina que trabalhou comigo por alguns meses na livraria, eu sempre soube que ela estava fazendo um treinamento para ser professora de yoga e as nossas conversas sempre terminavam com a frase"nossa quando você se formar eu quero fazer aula com você", mas nunca passava disso, ela saiu da livraria e nós nunca mais nos falamos, até esse e-mail, onde ela me convidou para ter aulas, já que ela estava na fase final do treinamento e precisava de alunos, eu não pensei nem por um segundo antes de aceitar e nós começamos a nossas aulas. Logo na primeira percebi que nunca mais iria conseguir fazer as aulas da Y da mesma forma, agora eu tinha outras necessidades que a Y não poderia mais suprir, fui levando por um tempo, fazia aulas na Y quando não conseguia marcar um dia para ter aula com a minha amiga.

Há umas duas semanas percebi que não não dava mais, comecei a procurar aulas gratuitas de yoga e conhecer os estúdios*, por isso que resolvi escrever esse post(que ficou imenso!! - para os meus padrões).

Na minha procura achei alguns lugares que oferecem aulas gratuitas, a que tem a maior variedade é a Lululemon, loja que vende roupa para prática de yoga e que tem, por sinal, o melhor tapete para yoga que eu já usei, as roupas são caras, mas os tapetes custam CAN$ 30.00 e são ótimos, fora que é altamente recomendado você utilizar o seu próprio tapete e não dividir com ninguém, por questões de higiêne(né mãe?). O único problema das aulas da Lululemon são os horários, eles fazem uma prática toda quarta-feira ao meio-dia no parque Jeanne-Mance, é para quem tem mesmo os horários flexíveis.

Domingo fui nesse estúdio na St-Laurent
que oferece aulas gratuitas aos domingos 17h00. Tem que chegar cedo porque lota, não simpatizei com o método deles, mas a gente tem sempre que experimentar antes de dizer não.

Esse estúdio na St-Denis é onde a minha amiga faz o treinamento, o meu preferido, mas caro que só, eu estava juntando dinheiro para pagar os primeiros 3 meses quando ela me mandou o e-mail e nós começamos as nossas aulas.


*Fica a obs. que o Pilates é a ginástica mais eficiente que eu já fiz, é um método maravilhoso e recomendo para todo mundo que tem vontade de experimentar. Mas muito do método é copy paste da yoga, alguns exercícios são idênticos, mas toda a parte espiritual, de meditação e filosofia foi deixado para trás e isso eu também estava procurando e achei na yoga, foi um insight: "nossa os exercícios fazem muito mais sentido agora".

*Minha amiga está terminando o treinamento dela e está atarefada e não é toda semana que conseguimos fazer aula, ela deve tirar o certificado em Setembro que é quando nós devemos voltar a fazer as aulas com frequência.

O professor da Y sempre termina as aulas com essa frase que eu acho linda - "The truth and beauty in me recognizes and honors the truth and beauty in you" - Algo como "A verdade e a beleza que existem em mim reconhecem e saudam a verdade e a beleza que existem em você"

Namaste

Um comentário:

Tati disse...

Adoreiii essa frase!!!!

Adoro Yoga tb! Já fiz mas parei de fazer porque onde gosto de fazer é longe de minha casa e infelizmente no Brasil, não dá mais para a gente se "arriscar" a sair a noite por aí dia de semana, em longas distâncias... enfim hehe conheço yoga a bastante tempo, meu primo inclusive é prof de yoga aqui no Rio, qdo estava em Montréal queria fazer mas os meus horários do curso de francês nao me permitiam, pois estudava em Montréal e morava com uma familia qc em Laval... hehe enfim... é realmente muito bom, yoga é muito mais que um exercício físico é uma filosofia de vida! :-)
PS: Obrigada pela dica da outra beringela!!! Eu já havia lido mas tinha me esquecido de anotar a receita!:)