sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Le Fil d'Ariane

Outro dia estava trabalhando no departamento dos livros em Francês na livraria e um cliente chegou, olhou para o meu crachá e disse: "Ariane, comme le fil d'Ariane"...eu no hora não entendi, cheguei em casa e fui para o google pesquisar o significado e para a minha surpresa(não imaginava mesmo, sempre soube que Ariane era um programa espacial Francês) Ariane é uma das deusas da mitologia grega:

Ariadne ou Ariane é a filha de Minos, rei de Tebas.

Apaixonou-se por Teseu quando este foi mandado a Creta, voluntariamente, como sacrifício ao minotauro que habitava o labirinto construido por Dédalo e tão bem projetado que quem se aventurasse por ele não conseguiria mais sair.

Este amor foi retribuido, e Ariadne deu uma espada para que Teseu enfrentasse o Minotauro e um novelo de linha pra que ele pudesse achar o caminho de volta. Teseu saiu vitorioso, e partiu de volta à sua terra com Ariadne.

No caminho de volta passaram em Naxos onde Teseu abandonou-a adormecida. Ao acordar, vendo-se sozinha, Ariadne se desespera. Vênus, ao perceber seu desespero, se apieda de Ariadne e promete a ela um amante imortal, em lugar do ingrato mortal que tivera.

Naxos era a ilha preferida de Baco, filho de Júpiter e Sêmele, e lá foi deixado depois de ter sido capturado por marinheiros. Encontrando Ariadne em seu desespero, Baco a consola e a toma como esposa.

Dá a ela uma coroa de ouro como presente de casamento, cravejada de pedras preciosas que ele atira ao céu quando Ariadne morre e, conservando sua forma, se tornam estrelas (Corona Borealis) brilhantes entre Hércules ajoelhado e o homem que segura a serpente.

Nenhum comentário: