quinta-feira, 18 de junho de 2009

Boulettes et Pesto

Quando escrevi aqui sobre a receita de almôndegas do livro da Marcella Hazan (livro extraordinário por sinal, de todos os meus livros de receita é de longe o melhor) eu não dei a devida ênfase em como as almôndegas são deliciosas. Desde que cheguei por aqui já fiz a receita algumas vezes, a minha roommate desenvolveu uma certa dependência das mesmas e o auto-controle em relação ao tamanho das porções começou a falhar um pouco(sempre para mais claro) e eu passei a prepará-las com menos freqüência. Essa semana veio uma vontade repentina de comer almôndegas, aproveitei a minha folga para dar um pulinho no Jean-Talon e comprar os ingredientes para a receita. Passeando pelo mercado, passei por uma banca de ervas e não resisti a um maço enorme, lindo e extremamente perfumado de manjericão fresco, desde que comprei um pacote imenso de pinholes no Costco eu queria fazer o meu próprio pesto, mas durante o inverno é difícil achar manjerição freco, o jeito era comprar o da La Pastina no supermecado(que quebra bem o galho), agora que o manjericão fresco é abundante vou estocar a geladeira com o meu pesto faits-maison.

Molho Pesto*

1/2 xíc. de folhas de manjericão
1/4 xíc. de azeite extra-virgem
1/4 xíc. de parmesão ralado
1/4 xíc. de nozes picadas grosseiramente**
1 dente de alho
sal e pimenta-do-reino

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

*Essa receita é do livro da Carla Pernambuco - Balaio de Sabores. Esta receita do Panelinha parece boa também como alternativa.

** Eu sempre fiz a receita de pesto com nozes porque os pinholes são um tanto carinhos - na Itália a receita é feita com os pinholes, mas as nozes cumprem bem o papel e aliviam o bolso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ari,

Sempre leio o seu blog é muito legal, pelo que vejo voce já se adaptou muito bem por ai.
Estamos com saudades.
bjs

Elaine e Gustavo