sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pequena Seleção

Se tem uma coisa que me tira do sério é receita que dá errado. Você investe um tempo enorme na preparação e o resultado de horas na cozinha vira uma gororoba feia e de gosto duvidoso, nossa fico para morrer, por isso sou bem chata nas receitas que eu quero fazer, leio várias vezes e as vezes só de ler já sei se o potencial é bom ou desastroso.

Quando eu comecei a cozinhar eu queria comprar todos os livros que via pela frente. Esse mês o estoque de Natal começou a chegar na livraria e os livros de culinária em especial vedem muito durante esse período e o nosso estoque está lotadasso. Muitos livros são lançados nesse período e quase todo dia tem um livro novo que chega. Eu procuro dar uma espiada em todos para saber o que indicar, mas são realmente poucos que integram a minha pequena biblioteca gastrônomica ou que eu gastaria o meu rico dinheirinho comprando(livros de receita são caros que só, não saem por menos de 30 - 40 dólares, então para comprar tem que ser muito, mas muito bom). Fiz uma pequena seleção aqui para quem quer começar a sua própria biblioteca gastronômica.

* Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica - Marcella Hazan

É disparado o melhor livro de receitas que eu tenho. Ele é muito simples, não tem fotos, mas as receitas são tão bem escritas e detalhadas que te dão confiança suficiente para fazer a receita.

* Martha Stewart's Cookies

Impressionante as receitas do livro. Elas nunca falham(nem as receitas do site), são sempre deliciosas e com instruções precisas. Esses cookies já fizeram muitos aniversáriantes felizes.

* Cozinha de Estar - Rita Lobo

A maioria das receitas do livro está também no Panelinha, mas gosto de como o livro é dividido e nas opções de menu. Fora as ótimas dicas para festas, sempre que faço um jantar dou uma espiada nele para ter certeza que não estou esquecendo de nada.

* À la di Stasio e Pasta et cetera - Josée di Stasio

A Josée di Stasio tem um programa na TeleQuebec bem popular por aqui, nunca assisti, mas já testei algumas receitas dos livros e elas são ótimas. Simples e fáceis de fazer mas bastante sofisticadas.

* The Silver Spoon, 1038 Recipes, I know how to cook, Vefa's Kitchen

A Phaidon relançou esses três livros que são literalmente bíblias da culinária italiana, espanhola francesa e grega. As receitas não são muito detalhadas, mas trazem os passos básicos para a execução de cada receita.

* Carlota - Carla Pernambuco

Amo esse livro, já experimentei várias receitas e elas são maravilhosas, algumas eu acho sofisticadas por demais, mas é bom poder fazer em casa as delícias do charmossísimo Carlota(que é caro de doer).

* Grand Larousse Gastronomique

Clássico dos clássicos, ótimo como referência para tudo relacionado a culinária e afins.

Um comentário:

carladuc disse...

Oi Ariane,

Que coincidência seu post sobre livros. Ontem mesmo publiquei um texto indicando um livro de culinária.

Obrigada pelas dicas. A Larousse Gastronomique eu acabei de comprar e ela é mesmo excelente! Um clássico que todos que gostam e estão envolvidos com culinária devem ter.

O fundamentos da Cozinha Italiana da Marcella Hazan eu já ouvi boas indicações dele e agora mais a sua. Ele está entrando pra minha wish list.

E fiquei curiosa quanto aos outros livros também. Quando tiver a oportunidade vou dar uma zapeada neles em alguma livraria.

Abraço,