quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Good Food


Desde que o livro de receitas "Good Food for All" de um jardim comunitário nos arredores de Toronto chamado The Stop, chegou na livraria, que eu estou num debate interno se devia ou não quebrar a minha regra de não comprar mais livros de receitas(1. porque eles são caros 2. porque posso pegar as receitas na internet 3. porque já tenho muitos 4. porque trabalho numa livraria e posso copiar quantas receitas eu quiser de qualquer livro do estoque 5. porque posso usar os livros da biblioteca e tirar xérox). Estava num embate ferroz, adorei o livro, ele é o primeiro que é divido em estações que me agrada e com a proposta de apresentar uma culinária simples e acessível mas muito saborosa. Depois de fazer a receita de chilli de vegetais que ficou uma delícia, acabei comprando o livro.

Ontem aproveitando que o tofu estava em promoção no supermecado resolvi experimentar a receita de Tofu assado com vegetais e feijão. A receita estreou a minha primeira Le Creuset, que eu comprei umas semanas atrás em promoção na Winners, desde comecei a cozinhar queria comprar uma mas não tinha coragem de pagar, elas custam uma pequena fortuna, mas se bem cuidadas são panelas para vida inteira, para deixar de herança. Na hora de cozinhar elas são versáteis porque vão ao forno, não soltam metais pesados e distribuem o calor por igual, sem deixar que uma parte da panela queime e a outra não cozinhe - fora que são lindas de morrer.

Tofu Baked Bean Casserole

1/2 large eggplant, cut into 1-inch cubes
2 medium zucchini, cut into 1-inch cubes
1 red bell pepper, cut into 1-inch pieces
1/4 vegetable oil
salt and freshly ground pepper
3 cloves garlic, divided
1 lb(500g) firm tofu, drained cut into 1-inch cubes
1 onion, peeled and coarsely chopped
2 14-oz cans baked beans
1 small handful parsley finely chopped
2 cups grated shredded cheese such as mozzarella, cheddar, Parmesan

1. Preheat the oven to 425ºF. Line 2 baking sheets with parchment and set aside. In a mixing bowl, toss eggplant, zucchini and bell pepper with enough vegetable oil to cut and season well with salt and pepper. Spread out on baking sheets, creating an even single layer on each. Roast vegetables for about 20 minutes, or until they're nicely browned but bell pepper is still a bit crisp. Remove from heat and reduce oven temperature to 350ºF. Place roast veggies in a large mixing bowl and set aside.

2. In a sauté pan, heat 1/4 cup vegetable oil on medium-high heat. Slice 1 glove of garlic in thirds and fry in oil 1 minute, being careful not to brown, turning if necessary. Add tofu and fry until golden brown, turning if necessary. Remove tofu from oil and drain on a paper-towel-lined plate. Using a slotted spoon fish out the garlic and discard. Return pan to heat. Sauté onion until translucent and season with salt and pepper. Finely chop remaining garlic cloves and add to pan; sauté for 1 minute more, then add mixture to the bowl of roasted veggies. Add the baked beans, tofu and parsley to the mixture and stir well to combine. Spread mixture into a 9-x13-inch baking pan or casserole dish and sprinkle shredded cheese on top.

3. Bake for 10 to 15 minutes until cheese is browned and mixture starts to bubble at the sides of the pan.

4 comentários:

Tatiana disse...

Fiz a receita da beringela com molho de tomate cozida na água e sal por 3 mins e um pouco de queijo ralado. Mas mudei um pouco a receita e misturei o molho "pesto" (que inventei hehe onde eu misturo cebola roxa, manjericão e azeite). Ficou uma delícia!!! hehe Mas da proxima vez vou colocar mussarela de bussafala ralada ao inves de permesão para ficar mais light.
Essa receita tem cara de ser boa! Mas não entendo as medidas daí hehehe Tofu eu acho difícil de fazer, eu nunca fiz, estou começando agora a me aventurar mais na cozinha heheh tentei fazer souflé mas nunca dá certo! hehe eu não sei o que é! hehehe
Enfim.... heheh boa semana!
Abs
Tatiana :)

Juliana disse...

Parabéns pela Le creuset!!
Eu também namoro as bixinhas já tem um tempo (as vermelhas em especial... são lindas!!), inclusive namorei elas hoje à tarde, numa pausa na minha busca por formas de muffin/cupcake - q estão impossíveis de achar :(...

E a estréia está com uma cara ótima tb! Não sou muito fã de tofu, mas a foto me mostrou que devo rever meus conceitos... rsrsrs

Ah, a razão pela qual passei pelo blog em primeiro lugar foi para te perguntar uma coisa: vc tem alguma receita em que a abóbora é o ingrediente principal para indicar? Pode ser típica aí do hemisfério norte ou brasileira... estou doida para fazer alguma coisa com abóbora, mas não queria fazer o que sempre faço (o doce de abóbora típico brasileiro, camarão/frango/carne seca na moranga...) e tb não tenho achado nada muito interessante na internet (pensei numa pumpkin pie ou numa sopa, mas ainda não achei uma receita convincente - a receita de sopa do panelinha está quase me convencendo... rsrsrs)

Bom, agradeço se puder me dar uma luz (se não puder, agradeço a atenção!)... vou ficando por aqui... o comentário já está enormeee...

Um ótimo restinho de semana!!

Juliana

Ariane Seixas disse...

Oi Juliana,

Eu ja fiz essas tres receitas de abobora do Panelinha, todas uma delicia, de toas as aboboras eu prefiro a japonesa, acho mais saborosa. O pure da segunda receita e extraordinario, muito gostoso. Faco tambem sopa de abobora com batata doce e cenoura com um pouco de curry, tenho que fazer esses dias para aproveitar a safra.

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1593

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1703

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1654

Eu tbm nunca achei forma de muffin no Brasil, comprei a primeira aqui, a Le Creuset sao fantasticas, devo acabar comprando outra maior, valem o investimento mesmo.

Beijos

Juliana disse...

Thanks!!!

Vou fazer o rocambole de carne com purê de abóbora! Fui super convencida!! rsrsrs

Também adoro as abóboras japonesas!! Faço muito elas assadas com coxas e sobrecoxas de frango... só o tempeirinho básico de sal, pimenta do reino, azeite e alho já deixa tudo muito bom!!

Também acho que vale investir em Le Creuset... são panelas para a vida toda... e se racionalizarmos, dividindo o custo pela vida útil das bixinhas, elas nem ficam tão caras assim!! rsrsrs

Bjos

Juliana