domingo, 27 de dezembro de 2009

Exceção à Regra

Como toda regra tem sua exceção, a excessão da minha regra de não mais comprar livros de receitas foi o Gormet Today, livro de receitas editado pela Ruth Reichl, a então editora-chefe da recém extinta Revista Gourmet, que foi fechada do dia para noite pela Conté Nast que também publica a Bon Appétit.

O livro foi lançado algumas semanas antes do anúncio e ele é ótimo, tinha copiado algumas receitas, mas depois do anúncio do fechamento da revista eu tratei logo de colocar uma cópia "on hold" antes que eles sumissem das prateleiras. Dito e feito, na semana do Natal o livro estava esgotado, mas o meu exemplar está na estante esperando para ser utilizado na cozinha.




Hoje eu fiz o bolo de pêras que me fez comprar o livro "Good Food for All"(livrinho tudo de bom esse), é época de pêras aqui no hemisfério elas estão abundantes e baratas no mercado, na receita farinha de espelta ao invés de farinha de trigo, eu nunca tinha ouvido falar dessa farinha mas depois de uma pesquisa básica no google:

A farinha de espelta é rica em fibras, proteínas, fósforo e vitaminas do complexo B, pode ser utilizada como substituição da farinha de trigo integral.

O bolo é uma delícia e muito saudável e não deixa a consciência pesada.



Bolo de Pêras e Especiarias

do livro Good Food for All

3 xíc. de farinha de espelta
1 c. de sopa de canela em pó
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de sal
1 1/3 de óleo vegetal
2 xíc. de açúcar mascavo
3 ovos
3-4 pêras descascadas cortadas e cubos
1 xíc. de pecans ou nozes picadas(opcional)
1 c. de chá de essência de baunilha

1. Preaqueça o forno à 180ºC. Numa tigela coloque a farinha, a canela em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela misture os ovos, o óleo e o açúcar mascavo até ficar homogêneo.
2. Adicione a mistura de farinha na mistura de ovos.
3. Adicione as pêras e as nozes, misture até incorporar, adicione a essência de baunilha.
4. Coloque numa forma untada e leve ao forno por 75-90 minutos.
5. Retire do forno e deixe esfriar.

Para finalizar a foto que sintetiza o Natal 2009.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Ler

Os livros de 2009:

Dreams from my father - Barack Obama
My spiced life - Dalia Jungensen
Tender at the Bone - Ruth Reichl
Comfort me with apples - Ruth Reichl
Garlics and Saphires - Ruth Reichl
Animal, Vegetal, Miracle - Barbara Kingsolver
The time traveler's wife - Audrey Niffenegger
In Defense of food - Michel Pollan
The Giver - Lois Lowry
Harry Potter and the Philosopher's Stone - J.K. Rowling
Harry Potter and the Chamber of Secrets - J.K. Rowling
Harry Potter and the Prisioner of Azkaban - J.K. Rowling
Harry Potter and the Goblet of Fire - J.K. Rowling
Harry Potter and the Order of Phoenix - J.K. Rowling
Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling
Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling

Mafalda

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Papai Noel Deixou


Esse ano fui inspirada pelo livro natalino da Nigella, que tem um capítulo "Gifts from the kitchen", com presentes de Natal ao estilo "do it yourself". Achei a idéia ótima e depois de uma passadinha na Ikea para comprar potes com fecho hermético coloquei a cozinha para funcionar.

No livro ela sugere presentes como açúcar com baunillha, muito simples de fazer, é só colocar uma ou duas favas de baunilha no pote com açúcar e esperar algumas semanas par o açúcar pegar o gosto. Eu faço o meu açúcar com baunilha há algum tempo e ele é delicioso, dá um gosto muito especial nas receitas e as favas não tem "validade", então é só completar mais açúcar conforme for utilizando.

Mas eu resolvi fazer a receita de feta marinado para um dos meus presentes, é só cortar o queijo feta em cubos e temperar a gosto, eu fiz o meu com pimenta seca em flocos, pimenta-do-reino moída na hora, orégano, raspas de limão, pimenta rosa e sementes de mostarda. Depois do queijo temperado é só colocar num pote esterelizado e completar com azeite.

Fiquei empolgada com a idéia de dar presentes em potinhos, eles ficam lindos, sem contar que um presente feito por você é um mimo sem tamanho para os amigos. Para uma amiga que adora a minha granola, assei uma fornada, mas adicionei meia xícara de Maple Syrup e ela ficou ainda mais gostosa. Para os Lapins fiz requeijão caseiro e doce de leite, dessa vez usei azeite de oliva ao invés de manteiga e o resultado foi o mesmo na consistência. Para o doce de leite, não pensem que eu cozinhei uma lata de leite condensado na panela de pressão, não eu fiz o doce de leite caseiro, aquele que ficas horas cozinhando no fogão, segui a receita do Panelinha, no site eles dizem que o doce cozinha por uma hora, bom acho que só se for na cozinha power-ulta-mega hightech deles porque o meu cozinhou por 3 horas até chegar no ponto.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Disjunare*


Eu realmente invejo quem consegue começar o dia sem tomar café da manhã. Eu nunca consegui, mesmo tendo que sair da cama mais cedo e perder minutos preciosos de sono eu simplesmente não consigo sair de casa de estômago vazio pensando que a próxima refeição só será o almoço doze longas horas depois, isso para mim é a mais pura tortura. Posso dar uma tapeada no almoço, tomar um iogurte no jantar, mas se eu pular o café da manhã fico num mau humor que nem eu aguento, ele é sem a menor sombra de dúvida a refeição mais importante do meu dia.

Durante a semana eu não tenho tempo de preparar um café da manhã muito elaborado, são duas torradas e um copo de suco e o dia começa. Domingo passado, o único dia da semana que eu acordei sem pipipi do despertador eu resolvi fazer um super café da manhã com direito a panquecas, receita que eu queria experimentar desde a minha fase "cozinha espanhola" durante os preparativos do meu aniversário. Elas ficam prontas rapidinho e são deliciosas, perfeitas para o café da manhã de um domingo preguiçoso.

Aproveito o post para colocar a tradução da receita do Bolo Prestígio que eu fiz no meu aniversário, hoje é aniversário do meu vizinho que ganhou o bolo de presente na data especial.

A foto é da minha máquina de costura nova(!!!). Fiquei tão empolgada quando coloquei a fronha de chitão no meu travesseiro que resolvi me dar a máquina de presente de Natal, estou costurando a todo vapor, essa semana termino o jogo de panos de prato que estou fazendo para cozinha.


Panquecas de Azeite de Oliva

1 3/4 xíc. de farinha de trigo
2 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de fermento em pó
1/4 c. de chá de sal
1 ovo ligeiramente batido
1 1/2 xíc. de buttermilk*
1/4 xíc. de azeite de oliva extra-virgem
1/2 xíc. de chocolate meio-amargo
1/4 xíc. de mel

Misturar a farinha, açúcar, fermento e o sal numa tigela. Adicionar o ovo, o buttermilk 2 c. de sopa de azeite. Misture até obter uma massa cremosa. Adicione o chocolate. Aqueça uma frigideira antiaderente e com a ajuda de uma concha faça as panquecas. Guarde-as no forno até a hora de servir. Decore com folhas de hortelã e sirva com mel.

*Buttermilk: misture 1 colher de suco de limão ou vinagre branco em 1 xíc. de leite. Deixe descançar por 15 minutos.

Bolo Prestígio

100g de cacau em pó
200g de manteiga em temperatura ambiente
250g de açúcar
4 ovos
200 ml de leite
5g de fermento em pó
pitada de sal

para o recheio
100g de coco ralado
1 lata de leite condensado
250 ml de leite

para calda
100g de coco ralado
50g de cacau em pó
100g de açúcar
50g de manteiga
200 ml de leite

Preaqueça o forno a 180ºC. Separe as gemas das claras, ferva o leite e misture a farinha com o cacau e o fermento. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar, em seguida acrescente as gemas, uma a uma. Acrescente o leite e aos poucos a mistura de farinha. Com uma pitada de sal bata as claras em ponto de neve firme, incorpore à massa delicadamente. Coloque numa forma untada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Numa panelinha leve ao fogo os ingredientes da calda até ferver.

Coloque os ingredientes do recheio(menos o coco ralado) numa panela e leve ao fogo baixo até ferver, cozinhe por 5 minutos mexendo sempre.

Divida o bolo em dois, molhe a parte inferior com a calda, coloque o recheio, cubra com a outra metade, regue com o restante da calda e decore com o coco ralado.

*do latim "quebrar o jejum"

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Let It Snow

Para Carla que queria ver neve, vídeos da primeira tempestade da temporada.





segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Snow is Glistening

A primeira neve que deixou tudo branquinho mesmo, que parece que chegou pra ficar, para alegria dos que queriam neve antes do Natal e para a tristeza dos que não suportam o frio. Agora não tem mais jeito o casaco de frio sai do armário junto com os aparatos de inverno, cachecol, luva, meia-calça, meia 3/4, meia, bota e o gorro como a cereja do bolo. É hora de ver como as primeiras neves são lindas, tão braquinhas, parecendo açúcar como disse a vizinha.

No dia em que a cidade ficou com cara de Natal, eu fui comprar os meus primeiros equipamentos de costura. Tesouras e alfinetes depois, aqui os endereços das lojas de tecidos e armarinhos em Montréal, dois sites de lojas online que vedem tecido e o site da Amy Butler que tem estampas lindas sempre.

Fabric Ville
354 St-Catherine W.
Métro: Place-des-Arts

Effiloché
6252 St-Hubert
Métro: Beaubien

Fabric.com

Purl Soho


Amy Butler

sábado, 5 de dezembro de 2009

Costurando


Lembram que eu falei aqui que dentro de mim mora também uma senhorinha que adora tricotar assistindo uma novela, que acha que uma das coisas mais aconchegantes do mundo é o cheiro de um bolo assando no forno e que adora receber as comadres para um chá da tarde? Pois é o meu lado senhorinha fica mais aflorado no inverno, quando as temperaturas gélidas não permitem um piquenique no parque, eu sinto vontade de fazer fazer tricot, assar todo o tipo de quitutes gostosos e ultimamente a minha senhorinha estava com uma vontade tão grande de aprender a costurar. Saí pedindo para todos os amigos prendados na arte para me ensinar(surpreendentemente trabalho com 4 pessoas que dominam a arte do corte e costura), essa semana conseguimos marcar um dia, o preço da minha aula? Cookies de banana.

Minha senhorinha ficou tão feliz quando saiu da casa da amiga com uma fronha feita todinha por ela, exclusiva, com o chitão que ela trouxe do Brasil.

Para não deixar as blueberries que eu tinha na geladeira, assei uma fornada de muffins para levar e vou aproveitar a deixa para traduzir a receita que publiquei aqui em francês para o português, a pedidos da Carla, então Carlota aí vaí, depois você me conta se os seus ficaram bons.

Cookies de banana com nozes e chocolate


1 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de farinha de trigo integral
1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
150g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xíc. de açúcar
1/2 xíc. de açúcar mascavo
1 ovo
1 1/2 c. de chá de extrato de baunilha
1 xíc. de aveia em flocos
1/2 xíc. de banana massada
250g de chocolate meio amargo picado
1/2 xíc. de nozes picadas

1. Preaqueça o forno à 180ºC. Misture numa tigela as farinhas, o sal e o bicarbonato de sódio.
2. Em outra tigela coloque a manteiga e os açúcares, bata na batedeira até que fique claro e macio. Reduça a velocidade e adicione o ovo e a essência de baunilha. Adicione a banana. Delicadamente adicione as farinhas, depois que incorporá-las à massa, acrescente a aveia, o chocolate e as nozes.
3. Faça bolinhas do tamanho de uma noz e coloque em assadeiras untadas ou com papel manteiga. Asse até que os cookies fiquem dourados. Deixe esfriar completamente.


Muffins multi-sabores

2 1/2 xíc. de farinha de trigo
3/4 e xíc. de açúcar
2 c. de chá de fermento em pó
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
uma pitada de sal
100g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 xíc. de iogurte
1 c. de chá de essência de baunilha

- 1 1/2 xíc. de frutas secas; chocolate; nozes; frutas vermelhas

1. Preaqueça o forno a 180ºC.
2. Numa tigela misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Misture a manteiga com as mãos até obter uma farofa.
3. Em outra tigela misture o iogurte, os ovos e a essência de baunilha, adicione na tigela com a farofa de manteiga e farinha. Coloque o recheio escolhido.
4. Coloque a massa na forma para muffins, asse por 20 minutos até que fiquem dourados