quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Disjunare*


Eu realmente invejo quem consegue começar o dia sem tomar café da manhã. Eu nunca consegui, mesmo tendo que sair da cama mais cedo e perder minutos preciosos de sono eu simplesmente não consigo sair de casa de estômago vazio pensando que a próxima refeição só será o almoço doze longas horas depois, isso para mim é a mais pura tortura. Posso dar uma tapeada no almoço, tomar um iogurte no jantar, mas se eu pular o café da manhã fico num mau humor que nem eu aguento, ele é sem a menor sombra de dúvida a refeição mais importante do meu dia.

Durante a semana eu não tenho tempo de preparar um café da manhã muito elaborado, são duas torradas e um copo de suco e o dia começa. Domingo passado, o único dia da semana que eu acordei sem pipipi do despertador eu resolvi fazer um super café da manhã com direito a panquecas, receita que eu queria experimentar desde a minha fase "cozinha espanhola" durante os preparativos do meu aniversário. Elas ficam prontas rapidinho e são deliciosas, perfeitas para o café da manhã de um domingo preguiçoso.

Aproveito o post para colocar a tradução da receita do Bolo Prestígio que eu fiz no meu aniversário, hoje é aniversário do meu vizinho que ganhou o bolo de presente na data especial.

A foto é da minha máquina de costura nova(!!!). Fiquei tão empolgada quando coloquei a fronha de chitão no meu travesseiro que resolvi me dar a máquina de presente de Natal, estou costurando a todo vapor, essa semana termino o jogo de panos de prato que estou fazendo para cozinha.


Panquecas de Azeite de Oliva

1 3/4 xíc. de farinha de trigo
2 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de fermento em pó
1/4 c. de chá de sal
1 ovo ligeiramente batido
1 1/2 xíc. de buttermilk*
1/4 xíc. de azeite de oliva extra-virgem
1/2 xíc. de chocolate meio-amargo
1/4 xíc. de mel

Misturar a farinha, açúcar, fermento e o sal numa tigela. Adicionar o ovo, o buttermilk 2 c. de sopa de azeite. Misture até obter uma massa cremosa. Adicione o chocolate. Aqueça uma frigideira antiaderente e com a ajuda de uma concha faça as panquecas. Guarde-as no forno até a hora de servir. Decore com folhas de hortelã e sirva com mel.

*Buttermilk: misture 1 colher de suco de limão ou vinagre branco em 1 xíc. de leite. Deixe descançar por 15 minutos.

Bolo Prestígio

100g de cacau em pó
200g de manteiga em temperatura ambiente
250g de açúcar
4 ovos
200 ml de leite
5g de fermento em pó
pitada de sal

para o recheio
100g de coco ralado
1 lata de leite condensado
250 ml de leite

para calda
100g de coco ralado
50g de cacau em pó
100g de açúcar
50g de manteiga
200 ml de leite

Preaqueça o forno a 180ºC. Separe as gemas das claras, ferva o leite e misture a farinha com o cacau e o fermento. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar, em seguida acrescente as gemas, uma a uma. Acrescente o leite e aos poucos a mistura de farinha. Com uma pitada de sal bata as claras em ponto de neve firme, incorpore à massa delicadamente. Coloque numa forma untada e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Numa panelinha leve ao fogo os ingredientes da calda até ferver.

Coloque os ingredientes do recheio(menos o coco ralado) numa panela e leve ao fogo baixo até ferver, cozinhe por 5 minutos mexendo sempre.

Divida o bolo em dois, molhe a parte inferior com a calda, coloque o recheio, cubra com a outra metade, regue com o restante da calda e decore com o coco ralado.

*do latim "quebrar o jejum"

Um comentário:

Raquel & Paulo disse...

Adorei esse lance da costura! E a máquina nova deve ser uma delícia!
Muito prendada viu...
Tenho novidades: comecei minha francisação online ontem e foi muito legal. Aguardo notícias!
Beijos