quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mousse au Chocolat

Há mais ou menos dois meses atrás escrevi aqui sobre um Mousse de Chocolate que fiz de sobremesa para um jantar aqui em casa. Esse receita é ótima e normalmente agrada...não dessa vez, aparentemente ele é muito pesado e pouco aerado. Passei então a procurar uma nova receita de Mousse au Chocolat. Achei uma que parecia boa, fui lá eu testar, era para ser a sobremesa para levar num churrasco...e não é que ela desandou(!), ficou empelotado, tive que jogar fora. Fiquei com a confiança nos meus dotes culinários abaladíssima, como assim eu não consigo acertar o ponto de um mousse de chocolate?! Mas não desisti, semana passada comprei um livro de culinária francesa e ela estava ela, uma receita nova de mousse para ser testada. Amanhã vou fazer um jantar aqui em casa, pronto achei a ocasião perfeita. No livro que ternimei de ler ontem estava escrito quase no finalzinho que cozinhar bem é 80% de confiança. Então fui lá eu reafirmar a minha confiança no meu talento culinário, lembrei de todos os elogios que recebi, de todos os jantares que eu já fiz, todas as receitas que deram certo, peguei os ingredientes, li a receita de trás para frente e de frente para trás, fui fazendo devagarinho para não esquecer de nada...et voilà, meu mousse ficou pronto e ficou igualzinho ao da foto do livro(!). Confiança reconquistada e uma parte de jantar de amanhã já garantido.

CHOCOLATE MOUSSE

300g good quality dark chocolate chopped
30g unsalted butter
2 eggs lightly beaten
3 tbsp Cognac
4 eggs whites
100g superfine sugar
500 ml whipping cream

Melt the chocolate in bain-marie until smooth, add the butter and stir until melted. Remove the bowl from the bain-marie and let it cool for a few minutes. Beat the eggs whites until soft peaks form, adding gradually the sugar. Whisk 1/3 of the egg whites into the chocolate mixture to loosen and then gently add the remaining egg whites. Whip the cream until firm peaks form, gently fold into the mousse. Pour into glasses, then cover and refrigerate for at least 4 hours.

Nenhum comentário: