domingo, 26 de abril de 2009

BBQ

Esse semana uma onda de calor chegou em Montréal, as temperaturas chegaram aos 27ºC e com o calor veio também a mudança no guarda-roupa, sábado no trabalho tive a sensação de estar na Flórida, chinelos, bermudas, regatas e vestidos tomaram o lugar dos casacos, botas e cachecóis. Os cafés e chocolates quentes deram lugar aos frappuccinos e sorvetes. Eu e a vizinha fomos aproveitar o dia de sol e calor no Jean-Talon, na primavera o mercado é montado também do lado de fora. O sol, as frutas e os produtores sempre simpáticos me fizeram lembrar da feira que acontece todas as quartas-feiras na rua lá de casa em São Paulo. Nós aproveitamos para comprar os ingredientes para o primeiro churrasco da temporada no Plateau, a Mari teve que segurar os meus impulsos gastronômicos de querer fazer todas as receitas que eu sei e de testar as que ainda estão na fila de espera, no fim decidimos fazer a "Salada Italiana de Pão" do Panelinha, que é deliciosa e super saudável e o "Michui de Frango", receita do Arábia que estava querendo fazer desde que comprei o xarope de romã há alguns meses, achei a oportunidade ótima para testar a receita na grelha.

- Michui de Frango


1 kg de peito de frango
2 cebolas médias
3 tomates
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de xarope de romã
1 colher (chá) de sal
4 espetos de bambu

1. Coloque os espetos de bambu numa tigela com água para hidratar. Este processo é necessário para que não esturriquem durante o cozimento.
2. Numa tábua, corte o frango em cubos de 4 cm. Corte a cebola e os tomates em 4 pedaços. Reserve.
3. Numa pilão, amasse o alho com o sal. Reserve.
4. Numa tigela, junte o alho amassado, o óleo, o cominho e o xarope de romã e bata ligeiramente com um garfinho. Acrescente o frango e misture bem. Tampe a tigela ou transfira o conteúdo para um saco plástico. Leve à geladeira e deixe marinar por 3 horas.
5. Em 1 espeto, coloque um pedaço de frango, um de tomate, outro de frango e um de cebola. Repita a operação com os outros 3 espetos.
6. Numa grelha ou numa frigideira preaquecida, grelhe os espetos até que todos os lados estejam completamente dourados. Se você for grelhar numa churrasqueira, coloque os espetos a 10 cm da brasa de carvão e vire a cada 5 minutos, até dourar.

- Salada Italiana de Pão

4 fatias de pão integral
1/2 bulbo de erva-doce
1/2 cebola roxa
1 maço de rúcula
1 xícara (chá) de tomate-cereja
1/3 xícara (chá) de sementes de girassol
1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
2. Numa tábua, corte o pão em cubos de 2 cm. Corte os tomates e a cebola ao meio. Fatie a cebola em rodelas. Pique a erva-doce e rasgue as folhas de rúcula com as mãos.
3. Numa assadeira, coloque as fatias de pão e as sementes de girassol. Regue com o azeite. Leve ao forno por 15 minutos até dourar, mexendo a cada 3 minutos. Reserve.
4. Espete o pimentão num garfo. Sobre a chama alta do fogão, coloque o pimentão. Deixe queimar até ficar preto. Transfira para uma tigela, cubra com um prato e deixe abafar por 15 minutos. Retire a pele queimada com o auxílio de uma colher. Repita o procedimento com o outro pimentão.
5. Numa tábua, corte os pimentões pela metade, retire as sementes e a pele branca. Corte-os em tiras finas. Reserve.

Para o molho

2 dentes de alho
1 colher (sopa) de alcaparras
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) de água
1/2 colher (chá) de orégano
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

1. Espete os dentes de alho com a casca num garfo. Queime-os na chama do fogão por 4 minutos. Deixe esfriar e descasque-os.
2. Numa tábua, pique bem os dentes de alho. Pique as alcaparras até formar uma pasta.
3. Numa tigela, misture todos os ingredientes com batedor de arame ou um garfinho até obter um molho homogêneo. Reserve.

Montagem
Numa tigela grande, misture todos os ingredientes delicadamente e regue com o molho. Sirva a seguir.

4 comentários:

Juba e Dea disse...

mmmmm, parece ser muito booom!
vou testar aqui!

beijocas e saudades!!
dea

A vizinha disse...

Aiiiiiiiii, nao vejo a hora... to comecando a arrumar a casa!
E vc esqueceu de dizer que montamos a churrasqueirae nem sobrou pecinhas. C'est quand meme un exploit!
beijos e ateh mais!

Anônimo disse...

Oi Ari,

A vizinha daqui é privilégio da tia Rô. Tem que explicar senão,pode gerar ciumes né!

Beijos

Mamis.

Ariane Seixas disse...

Oi Dea,

Essa salada é extraordinária, muito muito gostosa e o Michui é um jeito diferente de fazer o peito de frango grelhado...depois vc me conta se ficou bom, o xarope de romã tem para vender nas lojas de produtos árabes.

Vizinha, pois é né mulher montamos a churrasqueira direitinho!!! Hoje ela não desmontou durante o churrasco!!! It's really something...

Mãe a Tia Rô é a vizinha sempre, mesmo não sendo mais vizinha fisicamente, sem ciúmes só juntando mais uma para o tricot...