domingo, 22 de fevereiro de 2009

Salada Fatouche e Bolo de Limão

Desde criança sempre adorei a culinária árabe, quando eu estudava no São Bento no centro de São Paulo, de vez em quando, minha mãe me levava para comer no Almanara quando nós precisávamos ficar no centro durante a tarde, e eu achava o máximo sentar no balcão e comer Kaftas, Michui de Frango e claro as sobremesas, me deliciava com os doces de nozes regados com muito mel. Mas como a minha mãe sempre foi adepata aos verdinhos tinha que ter uma salada, sempre. Eu passei por uma fase que adorava molho rosé, achava o máximo, então pedia a única salada que tinha molho rosé, e essa foi a minha salada preferida do Almanara por muito tempo nem precisava olhar o menu, até o dia que resolvi experiementar o Tabule que a minha mãe sempre pedia, aí foi o fim de saladas com molho rosé e o Tabule virou a salada fetiche, mas como tudo na vida são fases, um dia resolvi não mais entortar o nariz para o rabanete e experimentar a Salada Fatouche, desde então ela é a a minha queridinha da culinária árabe. Faz um tempo que estava com vontade de fazer essa salada, mas não achava Sumac para vender por aqui, mas ontem descobri um açougue marroquino no Jean-Talon com todas as epeciarias árabes, me acabei, voltei com a sacola cheia de coisinhas interessantes, como sementes de papoula branca que não conhecia e xarope de romã para fazer Michui de Frango. Com as sementes de papoula fiz um Bolo de Limão, juntei a receita dos biscoitos de limão e juntei com a receita do livro da Rose Bakery e voilà ficou uma delícia!



. Salada Fatouche, Almanara

15 folhas alface romana
· 1 pimentão vermelho
· 5 pepinos japonês descascados
· 1 e ½ cebola
· 1 xícara (chá) hortelã
· 15 rabanetes médios
· 5 tomates
· 1 xícara ( chá) salsinha
. 1 lata azeite
· 1 xícara (chá) suco de limão
· 1 colher (chá) sal
· ½ colher (chá) pimenta branca
· 3 dentes de alho
. Sumac
. Pão sírio cortado em cubos (1,5 cm) torrado


Salada:
Lavar todos os ingredientes;
Cortar o pimentão e a cebola em finas fatias, o rabanete em rodelas, a alface em tiras de aproximadamente 1,5 cm, o pepino e o tomate em pequenos cubos ( 2,0 cm);
Picar a salsinha e desfolhar a hortelã;
Misturar tudo.

Molho:

Adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater por aproximadamente 2,0 minutos.

Montagem:

Em uma travessa, adicionar a salada , o molho e o sumac. Misturar tudo.
Por último, adicionar o pão torrado e misturar.


.
LEMON CAKE

250g unsalted butter, softened
200g caster sugar
4 eggs
1 tsp vanilla extract
juice of 1 lemon
grated zest of 2 lemons
1/2 tsp salt
1 tsp baking powder
50g ground almonds
280g plain all-purpose flour

- For the glaze:
juice of 1 lemon
150g icing sugar

Preheat the oven to 180º. Butter a 25 cm loaf tin. Beat the butter and caster sugar until the mixture is very light and creamy. add the eggs, one at the time, beating well after each addition and the vanilla extract. Add the lemon juice and zest. Mix together the baking powder, salt and ground almonds and carefully fold into the mixture with the flour. Pour the mixture into the prepared tin and bake it for 35 minutes or until a knife inserted in the centre comes out clean and the top is light golden. Remove from the oven and cool the cake in the tin before taking it out. Make the glaze if you wish. Combine the lemon juice with enough icing sugar to make a thick but pourable mixture. Pour it over the cake and let it drip down the sides.

Um comentário:

Juba e Dea disse...

Ariii, te indiquei para uma "meme".
Passa lá no Juba e Dea.
bejsss
dea