sábado, 14 de fevereiro de 2009

Tarte Tatin

Esses dias fiquei com vontade de comer duas coisas Tarte Tatin e Sopa de Cebola. Quando estava em Paris a Ana me levou para comer a Tarte Tatin preferida dela em um café perto do apartamento que eu morava, eu nunca tinha experimentado a tal da torta que é feita do avesso, e adorei.

Uma das muitas versões sobre a criação da torta é das irmãs Tatin:

"No fim do século XIX, as irmãs Stéphanie e Caroline Tatin mantinham um hotel de muito movimento, batizado com seu sobrenome, bem em frente à estação de trem, na pequena cidade de Lamotte-Beuvron, a 172 quilômetros de Paris. Educadas e comunicativas, atendiam uma clientela que lotava os quartos e se deliciava em seu bem cuidado restaurante. Freqüentavam o estabelecimento caçadores de gosto refinado, que percorriam as florestas da região, à procura de animais selvagens, e voltavam para saborear as invenções gastronômicas das irmãs. Num dia de casa cheia, durante o almoço, Stéphanie, a mais velha da dupla, distraída pelos galanteios de um belo caçador, colocou maçãs, açúcar e manteiga para assar numa panela de cobre. Ao retirá-la do forno, porém, percebeu que havia esquecido a massa. Viu-se diante de um doce que não era torta, pois não tinha massa, nem compota, já que a fruta não estava totalmente cozida. Mas não havia outra sobremesa e tampouco tempo a perder. Com presença de espírito, Stéphanie colocou a massa por cima das maçãs e deixou que o doce assasse mais um pouco. A sobremesa saiu do forno com aparência estranha. Mas, ao virá-la no prato, ela se surpreendeu com o perfume e o aspecto apetitoso. Como os clientes a aguardavam, a torta acabou sendo servida quente mesmo. O sucesso instantâneo marcou o nascimento daquela que viria a ser a mais famosa torta da França e do mundo."

Nunca arrisquei a fazer a torta porque parecia complicado demais, mas resolvi tentar, fui procurando pela internet receitas para me familiarizar com a receita, achei esse site só sobre Tarte Tatin, li também a receita do Panelinha, fui juntando uma com a outra e coloquei também especiarias (cardamomo preto, anis, cravo-da-índia, canela em pau) na hora de cozinhar as maçãs, pensei em colocar conhaque, mas aqui em casa só tenho Grand Marnier e não tinha certeza se iria combinar. No fim a minha Tarte Tatin deu trabalho mas ficou linda que só e deliciosa, junto com a sopa de cebola que a Stéphanie fez me senti como num bistrô.

Nenhum comentário: