sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Descendência

Essa semana, copiando algumas receitas do livro "Falling Cloudberries" da Tessa Kiros, eu descobri seus livros quando, antes de ir de férias para o Brasil eu descobri o livro "Postcards from Portugal", todo sobre a cozinha portuguesa, eu que estava louca para comer bacalhau, ia copiando as receitas e com elas a vontade só aumentando(como vontade dá e passa a minha passou, 2 kg de bacalhau depois).

A Tessa Kiros tem uma árvore genealógica para lá de interessante, ela é fruto da uninão de uma finlandêsa com um grego, nasceu em Londres mas se mudou com a família para Afríca do Sul quando tinha 5 anos, hoje ela é casada com um italiano e mora na Toscana(nada, mas nada mal). A idéia do "Falling Cloudberries" é resgatar as receitas da família e como todos os outros livros ele é lindo, cheio de fotos antigas da família.

Hoje testei as almôndegas, elas ficam uma delícia, na verdade tem o sabor bem parecido comas almôndegas da Marcella Hazan, a pimenta-da-jamaica é que dá o gostinho diferente no final.

Pensando em árvores genealógicas uma fotenha da minha:


Almôndegas Finlândesas

3 fatias de pão branco sem casca
2/3 de xíc. de leite
500g de carne de porco moída
500g de carne vermelha moída
1 ovo grande
1 cebola vermelha picada
2 c. de chá de pimenta da jamaica
60g de manteiga
2 c. de sopa de azeite de oliva
1 c. de sopa de farinha de trigo
200g de sour cream
geléia de cranberry

Embeber o pão no leite e deixar de molho até absorver. Adicionar as carnes moídas, ovo, cebola e a pimenta da jamaica. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Faça bolinhas do tamanho de uma noz. Aqueça 40g de manteiga e o azeite numa frigideira, frite as almôndegas. Coloque a farinha na assadeira e o restante da manteiga e cozinhe até dourado. Retire a frigideira do fogo e adicione 2 xíc. de água quente. Leve ao fogo novamente. Coloque o sour cream e cozinhe até abter um creme espesso. Sirva o molho sobre as almôndegas, com geléia de cranberry e batatas cozidas.

2 comentários:

Unknown disse...

É ou não é a coisinha mais fofa desse mundo!!! Ainda mais agora que ela escreve TODAS as receitas em portugues!!!!!! obrigada amiga linda do meu coração! ;o)
bjs

Aninha & Lior disse...

Adorei a foto..!!!