Cada vez mais acredito que a carne moída é um dos ingredientes mais versáteis para se ter na cozinha.
Kibe, um molho a bolonhesa, empanadas, almôndegas, hambúrger, abobrinhas recheadas...as combinações e receitas são infinitas e podem sempre ser revisitadas.
Para o almoço de Dia dos Pais aqui em casa resolvi testar a receita de almôndegas do livro da Marcella Hazan, Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica. Para a minha surpresa foram as melhores almôndegas que já comi na vida, simplesmente deliciosas.
Almôndegas
1 fatia de pão de forma
1/2 xíc. de leite
500g de carne moída(coxão mole ou patinho)
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 ovo
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino
Farelo de pão ou fubá
Numa panelinha coloque a fatia de pão e o leite e ligue o fogo baixo. Quando o pão tiver absorvido todo o leite, pegue o garfo e transforme-o em uma papa. Deixe esfriar.
Numa tigela coloque a carne moída, a cebola, a salsa, o ovo, o azeite, o parmesão, uma pitada de noz moscada ralada na hora, a papa de leite e pão, sal e pimenta-do-reino. Misture delicadamente. Faça almôndegas de mais ou menos 2,5 cm de diâmetro. Passe-as ligeiramente no farelo de pão, fubá ou farinha de rosca.
Em uma panela suficientemente grande para acomodar todas as almôndegas em uma única camada, coloque óleo vegetal. Ligue o fogo médio altoe, quando o óleo estiver bem quente, coloque as almôndegas com uma espátula. Deixe-as dourar de todos os lados, virando-as com cuidado para não se partirem no meio.
Há 4 horas
Um comentário:
Oi Ariane
Hoje vou fazer macarrão com esta almondega, depois te falo como ficou,
Beijos
Mamis.
Postar um comentário