domingo, 31 de janeiro de 2010

ISBN

Você sabe o que é ISBN?

Eu também não sabia até começar a trabalhar numa livraria. Segundo a Wikipédia

" International Standard Book Number, mais conhecido pela sua sigla ISBN, é o Número Padrão Internacional de Livro, um sistema identificador único para livros e publicações não periódicas.

Foi criado no Reino Unido em 1967 pela livraria W H Smith, sendo chamado inicialmente de "Standard Book Numbering" ou "SBN". Desde então, passou a ser amplamente empregado tanto pelos comerciantes de livros quanto pelas bibliotecas, até que, em 1972, foi adaptado internacionalmente como norma padrão ISO 2108 pela International Organization for Standardization.


O fundamento do sistema é identificar numericamente um livro segundo seu título, autor, país (ou código de idioma) e a editora, individualizando inclusive edições diferentes.


Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra.

Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a sua circulação e comercialização.


A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente.


O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.


O ISBN a partir de 1 de janeiro de 2007 passou a ser constituído por treze dígitos em vez dos dez dígitos.


O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada em Berlim, na Alemanha, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país."


Então quando você estiver procurando por um livro, ao invés de chegar com esse discurso:

"Há então, estou procurando um livro que estava nessa mesa no ano passado...ele tem a capa azul, o nome do autor começa com E e o livro é mais ou menos dessa grossura e custava em torno de 30 dólares...."

Mostre que você é bacana e bem informado e chegue com o ISBN do seu livro, muito mais prático, fácil e eficiênte.

Nenhum comentário: