quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pilates


Há muito tempo eu namoro a idéia de fazer Pilates, mas nunca casava nem com a minha rotina nem com o meu orçamento. Aqui resolvi acabar com a preguiça que faz parte de mim e com a vontade incontrolável de comer chocolate que veio com o inverno e me inscrevi na YMCA que fica do lado do trabalho, então não tenho mais desculpa. Terça-feira fui na primeira aula de Pilates e estou viciada, achei fantástico, bom para a cabeça e para o corpo. Tenho lido bastante sobre o método para entender os beneficios que traz para o corpo.

Pilates Foundation

O Método Pilates é um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo de forma global desenvolvido em 1920 pelo legendário alemão, enfermeiro e atleta, Joseph H. Pilates. Ele elaborou um equipamento específico e um método para balancear e fortalecer os músculos e articulações. O método é baseado em um sistema de exercícios que focaliza-se na melhora da flexibilidade e força total do corpo sem a hipertrofia muscular.

Em todo o mundo, este método tem sido oferecido em hospitais, consultórios médicos, academias e clínicas. Sendo apontado como um método de condicionamento, reabilitação e busca da saúde e bem-estar.

Joseph H. Pilates nasceu na alemanha em 1880 e morreu em 1967, tinha um eterno interesse pela atividade física. Sofrendo de asma e febre reumática quando era criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas, estudou a yoga, zen budismo, regimes gregos e romanos. E aos 14 anos, contam seguidores do professor, estava em tão boa forma que podia posar para mapas de anatomia.

Durante a primeira guerra mundial foi mandado para a inglaterra como enfermeiro. Neste período ficou inspirado a desenvolver o método para ajudar seus pacientes que tinham problemas físicos. Ele treinou outros estrangeiros utilizando exercícios de cultura física que ele mesmo desenvolvera. Seus exercícios começaram a ser reconhecidos como técnica quando nenhum dos internos daquele campo de treinamento sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em outros campos da inglaterra, em 1918. Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento à polícia de Hamburgo (alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado, iniciou uma fundação voltada para este método e desenvolveu equipamentos específicos.

Em 1926, Pilates emigrou para os estados unidos, e foi na viagem de navio que conheceu clara, sua futura esposa. Juntos, trouxeram a idéia para New York city abrindo seu estúdio: Pilates Studio. Lá Pilates ensiou e formou instrutores no intitulado Método Pilates de Condicionamento Físico, também conhecido como Arte do Controle ou Contrologia. O estúdio funciona até hoje, e foi nele que Joseph e Clara supervisionaram seus clientes pessoalmente, até a década de 1960. Conquistou os primeiros seguidores famosos entre dançarinos como Martha Grahan e George Balanchine, que o recomendaram a seus próprios alunos como treinamento. Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio no estúdio.

- Benefícios:

Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora.

Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas, ou seja, o método pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas.

Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também , como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência. Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomelites, apoplexia,de pós-cirurgias, pré e pós-parto, dentre outros.

Segundo Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.

A aula é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastante trabalhos concêntricos e excêntricos de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. Você controla seus equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios são feitos na horizontal nos aparelhos e no "the mat". Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), elimina a tensão e aumenta a estamina . Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos. Existem, porém, alguns detalhes durante a execução da aula: numa aula de pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. "O rigor técnico é o grande segredo" . Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, por isto os resultados parecem ser tão mais rápidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ari,

Você está de parabéns. Cuidando da saúde e fazendo de forma prazerosa, nossa tô besta.

Bejos , nossos, do Mau, Duda, Izabela, Fê, Angela.


Mamis

Anônimo disse...

Aaaai que delicia!!
Também adoramos tio Pilates e estamos com saudades dele!
Se bem que vai ser dificil encontrar outra pssorinha-mega power, ainda mais nas condiçoes mega-especiaias que tinhamos
( http://leslapins.wordpress.com/2008/06/10/dra-mariana-merida-carrillo-mari-para-os-intimos-hehehe/ ) ...
bjin e parabéns pela iniciativa
Bjocas
Erika

Aninha & Lior disse...

Oi Ari,
Que legal...atê eu fiquei empolgada em fazer Pilates.
Que bom que vc estâ gostando, ôtima ideia ter se inscrito no YMCA, hein..
Bons exercîcios aí.
Bjos,
Aninha

Ariane Seixas disse...

Aninhaaa, quando vc chegar vai fazer a aula comigo!!! Vc vai adorar! Estou firme e forte, sabadao tava eu 9h30 da manha pegando a senha para fazer a aula...