segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Alliance Française Paris


Hoje recebi o e-mail da Eliana que dizia assim:

"estava procurando algumas informações na net e achei seu blog,
vou fazer um curso na aliança de paris em julho desse ano, um mês, e vou ficar em vanves, gostaria que vc me falesse um pouco como é o curso lá na aliança, se a gente ja entra no meio do curso, a localização e tb q vc falesse um pouco sobre vanves e o appart que a aliança recomenda por lá,"


Bom vamos por partes, primeiro pela acomodação, quando eu fui fiquei o primeiro mês em Vanves mas no flat perto da estação de trem(Vanves Gare) e não o que fica perto do mêtro. Acho que de todas as acomodações que a Alliança oferece Vanves é a melhor por ser mais perto de Paris, como eu estava perto da estação de trem eu pegava o trem do banlieue até Montparnasse e lá trocava para a linha verde(12) até Notre-Dame-des-Champs. O único problema desse trajeto é que se você perde o seu trem o próximo só passa dali 10 minutos e isso faz com que você chegue com 30 minutos de atraso, isso era um problema para mim porque sempre saio correndo de casa sempre 5 minutos atrasada, assim eu perdi muitos trens e cheguei atrasada várias vezes, mas isso é um problema administrável quando você incorporar os horários dos trens. O que pega mesmo é o final de semana e à noite quando tem menos trens circulando e aí você tem que pegar o metrô e a linha que vai para Vanves faz conexção com poucas linhas e a estação de Vanves é a última estação da linha, ou seja viagem é longa. Em relação a cidade, Vanves é uma gracinha, muito tranquila com velhinhas passeando com seus cachorros e casa com flores no parapeito da janela, é bastante segura. De final de semana tem um Marché aux Puces muito bom lá. O hotel é muito bom, tem tudo que você precisa para passar um mês, mas não muito mais do que isso, a equipe é muito prestativa e sempre me ajudaram quando precisei. Tem um supermecado ótimo que fica no meio do caminho entre o hotel perto do metro e o hotel da estação de trem, se você for ficar no perto da estação de trem, logo na saída da gare tem uma padaria que vende uma baguete deliciosa, eu sempre comprava pão lá voltando para casa.
Quanto ao curso da Alliança fazendo um balanço geral é muito bom e valeu muito a pena, você só precisa ficar atenta, os níveis da Aliança em Paris são diferentes dos níveis da Aliança no Brasil, na França eles seguem o DELF/DALF e no Brasil não e eles também não usam o mesmo método nem os mesmos livros, então não dá para entrar no mesmo nível do Brasil lá, eu tive a impressão que eles colocam sempre um nível abaixo, então você tem que ver se você se sente confortável no nível que te colocaram e se quiser mudar você tem que pedir e as vezes dar uma insistida básica. Acho que essa é a minha única resalva em relação a Aliança, você tem que ficar em cima, se a sala está lotada e a aula não rende, peça para mudar, não gostou do professor, idem, porque o curso passa muito rápido e quanto antes você achar o seu nível e uma turma boa melhor. A Aliança tem uma biblioteca excelente e uma sala de estudos, eu fica lá estudando à tarde, eles tem tem muitas, mas muitas revistas e jornais e uma filmoteca, eles tem TV e você pode assistir os filmes lá, acho que essa é a melhor parte da escola e foi uma das coisas que mais me ajudou a melhorar o francês. Acho que são essas as minhas considerações, de dicas tem uma padaria que fica atrás da Aliança da Rue de Fleurus que é ótima, vende quiches maravilhosos, você sai do prédio e dobra a primeira a esquerda, na Aliança do Boulevard Raspail tem um restaurante árabe bom e barato, você atravessa o Boulevard Raspail e fica do lado de uma floricultura. No Odeon(3 estações da Aliança) tem um restaurante italiano ótimo que se chama Del Papa, fica no 38, Rue Buci.

Eliana, espero que tenha ajudado, se você tiver mais alguma dúvida não hesite em perguntar!!

4 comentários:

Eliana disse...

Obrigada,

vou ficar em vanves perto da estacao de metro, esse mercado q vc fala eh na mesma rua? e os grupos la da alianca normalmente sao bem ecleticos em termos de nacionalidade e idade?

Ariane Seixas disse...

Oi Eliana,

O supermecado fica na mesma rua um pouco mais para frente, uns 3 quarteirões. Os grupos são razoavelmente ecléticos, tem muitos muitos americanos e asiáticos, quando eu estava lá tinha muiiiitos brasileiros(mas isso tem em tooodo lugar), tem gente de todas as idades mas a grande maioria é jovem nos seu vinte e poucos anos. Eu fiz 4 meses de Aliança e infelismente não estou mais em Paris, hoje moro em Montreal. Quando eu fui estava no CA 1 da Aliança daqui e lá eu entrei em um dos estágios do intermediário e quando voltei para o Brasil estava no nível avançado. O curso lá é totalmente diferente do Brasil, o curso lá é por semana, toda segunda entra gente nova e cada nível dura 4 semanas a cada 4 semanas você faz uma prova para mudar de nível, eles tem uma classificação. lá funciona assim, eles tem um padrão para avaliar o francês que vai de acordo com os níveis do DELF/DALF, então no A1 você tem que saber X e y coisas, no B2 tem que saber Z e aasim por diante, eles dividem os níveis, então tem A1 1, 2 e 3, B1 1, 2 ,3 e assim por diante cada nível tens suas exigências de conteúdo(se ficou confuso pergunta que eu tento explicar de novo).

Anônimo disse...

Obrigada Ariane, acho que entedi sim, so achei estranho qdo a mulher da alianca me respondeu dizendo que eu entraria no meio de um curso e nao em um curso novo pq achei q era q nem a alianca daqui, e aqui nao da pra vc entrar no meio de um curso que ja comecou a menos que esteja bem no comeco. Quando vc foi pra la vc tb foi sozinha? eu to indo sozinha e so to com um pouco de receio pq eu sou meio tapadinha como diz minha mae hehehe e nunca viajei so, mas ja to me acostumando com a ideia. Alias, sera q vc poderia me explicar como funciona o esquema de chegada no CDG para pegar o RER ou onibus ate Vanves, q q eh mais facil, meelhor e mais barato claro???

Ariane Seixas disse...

Oi Eliana,

Eu fui sozinha, mas lá um amigo meu da faculdade mora em Paris e também estava fazendo Aliança, é fácil se entrosar por lá porque muita gente também vai estar sozinha e geralmente o pessoal é muito simpático.
Do CDG você pega o RER B até Chatelet lá você troca para a linha 4 sentido Porte d'Orleans até Montparnasse em Montparnasse você pega a linha 13 sentido Chântillon e desce em Malakoff-Plateau de Vanves(não lembro se era na Malakoff ou Porte de Vanves que tem que descer).

Mapa do metro:

http://www.ratp.info/orienter/f_plan.php?loc=reseaux&nompdf=metro&fm=pdf&lang=ang&partenaire=