terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Papai Noel Deixou


Esse ano fui inspirada pelo livro natalino da Nigella, que tem um capítulo "Gifts from the kitchen", com presentes de Natal ao estilo "do it yourself". Achei a idéia ótima e depois de uma passadinha na Ikea para comprar potes com fecho hermético coloquei a cozinha para funcionar.

No livro ela sugere presentes como açúcar com baunillha, muito simples de fazer, é só colocar uma ou duas favas de baunilha no pote com açúcar e esperar algumas semanas par o açúcar pegar o gosto. Eu faço o meu açúcar com baunilha há algum tempo e ele é delicioso, dá um gosto muito especial nas receitas e as favas não tem "validade", então é só completar mais açúcar conforme for utilizando.

Mas eu resolvi fazer a receita de feta marinado para um dos meus presentes, é só cortar o queijo feta em cubos e temperar a gosto, eu fiz o meu com pimenta seca em flocos, pimenta-do-reino moída na hora, orégano, raspas de limão, pimenta rosa e sementes de mostarda. Depois do queijo temperado é só colocar num pote esterelizado e completar com azeite.

Fiquei empolgada com a idéia de dar presentes em potinhos, eles ficam lindos, sem contar que um presente feito por você é um mimo sem tamanho para os amigos. Para uma amiga que adora a minha granola, assei uma fornada, mas adicionei meia xícara de Maple Syrup e ela ficou ainda mais gostosa. Para os Lapins fiz requeijão caseiro e doce de leite, dessa vez usei azeite de oliva ao invés de manteiga e o resultado foi o mesmo na consistência. Para o doce de leite, não pensem que eu cozinhei uma lata de leite condensado na panela de pressão, não eu fiz o doce de leite caseiro, aquele que ficas horas cozinhando no fogão, segui a receita do Panelinha, no site eles dizem que o doce cozinha por uma hora, bom acho que só se for na cozinha power-ulta-mega hightech deles porque o meu cozinhou por 3 horas até chegar no ponto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Afffffffffffffffffffffffffffffff, realmente fiquei muito feliz com os mimos!!! Délicia!
Obrigadaaaaa!!
Bj
Erika