domingo, 27 de dezembro de 2009

Exceção à Regra

Como toda regra tem sua exceção, a excessão da minha regra de não mais comprar livros de receitas foi o Gormet Today, livro de receitas editado pela Ruth Reichl, a então editora-chefe da recém extinta Revista Gourmet, que foi fechada do dia para noite pela Conté Nast que também publica a Bon Appétit.

O livro foi lançado algumas semanas antes do anúncio e ele é ótimo, tinha copiado algumas receitas, mas depois do anúncio do fechamento da revista eu tratei logo de colocar uma cópia "on hold" antes que eles sumissem das prateleiras. Dito e feito, na semana do Natal o livro estava esgotado, mas o meu exemplar está na estante esperando para ser utilizado na cozinha.




Hoje eu fiz o bolo de pêras que me fez comprar o livro "Good Food for All"(livrinho tudo de bom esse), é época de pêras aqui no hemisfério elas estão abundantes e baratas no mercado, na receita farinha de espelta ao invés de farinha de trigo, eu nunca tinha ouvido falar dessa farinha mas depois de uma pesquisa básica no google:

A farinha de espelta é rica em fibras, proteínas, fósforo e vitaminas do complexo B, pode ser utilizada como substituição da farinha de trigo integral.

O bolo é uma delícia e muito saudável e não deixa a consciência pesada.



Bolo de Pêras e Especiarias

do livro Good Food for All

3 xíc. de farinha de espelta
1 c. de sopa de canela em pó
1 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 c. de chá de sal
1 1/3 de óleo vegetal
2 xíc. de açúcar mascavo
3 ovos
3-4 pêras descascadas cortadas e cubos
1 xíc. de pecans ou nozes picadas(opcional)
1 c. de chá de essência de baunilha

1. Preaqueça o forno à 180ºC. Numa tigela coloque a farinha, a canela em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela misture os ovos, o óleo e o açúcar mascavo até ficar homogêneo.
2. Adicione a mistura de farinha na mistura de ovos.
3. Adicione as pêras e as nozes, misture até incorporar, adicione a essência de baunilha.
4. Coloque numa forma untada e leve ao forno por 75-90 minutos.
5. Retire do forno e deixe esfriar.

Para finalizar a foto que sintetiza o Natal 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ameeeei a receita, nao vai claras em neve!! Parece que ATÉ EU consigo fazer. E eu amo peras.
Ari, o doce ja ta acabando (desde ontem). Prova que ficou mesmo óóótimo!! Dúvida: os potinhos fazem parte do presente ou devem ser retornados?? rsrs
Realmente esta foto do natal é tuuuudo!! rsrs
Bjocas
Erika