segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Se arrependimento matasse

Não estava preparado para a guerra, admite Bush

Presidente americano diz que falha da inteligência no Iraque é o maior arrependimento de sua gestão

WASHINGTON - O presidente americano George W. Bush disse que o maior arrependimento de sua gestão foi a falha informação da inteligência de que o Iraque tinha armas de destruição em massa. Em entrevista à emissora ABC, ele afirmou ainda que não estava preparado para a guerra quando assumiu a Presidência.

Bush deixará a Casa Branca em 20 de janeiro, com índices de rejeição próximos a um recorde, em parte pela impopular guerra do Iraque que tirou Saddam Hussein do poder após uma invasão liderada pelos Estados Unidos, em março de 2003. Mais de 4,2 mil soldados americanos morreram no país árabe.

"O maior arrependimento de toda a Presidência tem que ser a falha de inteligência no Iraque. Várias pessoas colocaram sua reputação à prova e disseram que as armas de destruição em massa eram a razão para retirar Saddam Hussein", revelou Bush.

Mas o presidente americano se recusou a especular se entraria na guerra se a inteligência tivesse dito que o Iraque não possuía armas de destruição. "Essa é uma questão interessante. É uma reconstituição que não posso fazer", afirmou Bush, segundo trechos da entrevista da ABC em Camp David.

Enquanto se prepara para passar as guerras no Iraque e Afeganistão para seu sucessor, o presidente eleito Barack Obama, Bush disse que a questão para a qual ele estava menos preparado quando se tornou presidente era a guerra.

"Eu acho que estava despreparado para a guerra. Em outras palavras, não fiz uma campanha e disse: 'por favor vote em mim, eu poderei lidar com um ataque', acrescentou o presidente americano. "Eu não antecipei a guerra."

Retirar as forças americanas do Iraque antes do tempo apropriado poderia comprometer seus princípios, afirmou Bush. "Foi um momento difícil, particularmente, desde que um monte de pessoas estavam me aconselhando a sair do Iraque", continuou.

Há 146 mil soldados americanos no Iraque e 32 mil no Afeganistão. "Deixarei a Presidência com minha cabeça erguida", concluiu o presidente americano.

Fonte: Reuters

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ariane ,

Desde quando, falta de inteligência, virou falha da inteligência ? Cada desculpa esfarrapada não ?
Não é só o Bruno que quer notícias suas, tia Helô também, ela disse para você mandar o endereço, que ela quer mandar um cartão para você.

Beijos
Mamis