quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Première Démarches - Correndo na primeira semana

Como balanço da primeira semana por aqui posso dizer que imigrante corre muito, mas corre muito, são muitas coisas para resolver e cada uma em um canto da cidade, então a gente vai pipocando de lugar em lugar. Já estou ficando íntima do metro...

Quero deixar aqui o obrigada pela recepção tão carinhosa que tive aqui, ao Juba e Andrea, por terem me salvado quando eu não tinha onde ficar, a Jocelin por ter me recebido tão calorosamente na sua casa, a Família Lapin e suas dicas preciosas, Aninha e Lior pelas muitas risadas, Patrícia e seus sábios conselhos na hora que batia o medo e ao Samuca que logo logo estará por aqui pra gente cair na balada.

Posso falar que aqui tenho a impressão de fazer muito mais coisas e ficar muito menos cansada no final do dia, lembro que em São Paulo nos últimos meses tive muitas burocracias para resolver e lembro de chegar no final do dia muito mas muito mais cansada. Aqui as distâncias são menores então mesmo que você cruze a cidade para resolver alguma coisa, não perde metade do seu dia no trânsito ou fica estressado tentando entrar no vagão lotado do metro.

Outra coisa que me impressionou foi a calma, sinto que as pessoas aqui andam numa tranquilidade não sinto aquele estress ou afobação, tudo muito calmo(por enquanto).


Como eu fiquei um pouco perdida na chegada, sobre os lugares que deveria ir, que documentos deveria tirar primeiro, resolvi escrever aqui o que(e onde) providenciei os primeiros documentos.

1. Assurance Maladie - primeiro documentos que devemos dar entrada quando chegamos por causa da carência de 3 meses. É bom chegar cedo porque é bastante cheio, eu cheguei as 9h30 estava relativamente vazio ainda e saí as 11h30 e estava lotadasso, não tinha lugar para sentar mais. Para tirar a Assurance Maladie você tem que ter um comprovante de endereço, mas se você não tem você tem que levar alguém que seja ou locatário ou proprietário para preencher e assinar um formulário atestando que você está morando com ele. Eles também pedem uma foto, se você não tem pode tirar lá mas custa 8 dólares, achei um pouco caro mas não tinha nenhuma foto 3x4, mas você pode ir em uma loja e pedir uma foto tamanho Assurance Maladie. Leve um livro ou seu iPod e um pouco de paciência para esperar.

425, Boulevard de Maisonneuve Ouest, Bureau 303
Métro: Place-des-arts - sortie Rue Bleury Nord
514.864.3411

2. Assurance Sociale(NAS) - É o equivalente ao nosso CPF. A espera é grande para tirar o NAS, não tem tanta gente quanto na Assurance Maladie mas tem menos atendentes, então demora mais. Eu tirei a Assurance Maladie e fui direto tirar a Assurance Sociale, no final do dia já estava com os dois documentos.

1001 Boulevard de Maisonneuve Est - 2e étage
Métro: Berri-UQAM

3. Escritório de Imigração - Fui marcar o primeiro Rendez-vous para poder assistir as palestras e passar com um agente de imigração.

800, Boulevard de Maisonneuve Est, Rez-de-Chaussé
Métro: Berri-UQAM - Sortie Place Dupuis

4. Preciso começar a equivalência do meu diplôma mais rápido possível, então ontem fui levar os documentos para o tradutor juramentado, eu fiz com o Senhor Antonio Artruso ele me cobrou 155 dólares pela tradução do diplôma e do histórico escolar da faculdade e do ensino médio.

3115, av. Appleton, app.1
514 737-7817
pueblo@sympatico.ca

Mas quem quiser procurar outro tradutor, é só pesquisar no site da Ordre des traducteurs, terminologues et interprètes agréés du Québec (OTTIAQ)

Quando as traduções estiverem prontas, é só levá-las junto com os originais no escritório de Service d'Évaluation Comparative des Études Effectuées Hors du Québec e pagar uma taxa de 105 dólares.

255, Boulevard Crémazie Est, 8e étage, Bureau 801
514.864.9191

4. Celular - Optei por comprar um celular da Koodo, a bem da verdade é que eu fiquei com o maior cagaço de assinar um contrato de 3 anos com uma operadora de celular, eu não pretendo voltar para o Brasil, mas a gente nunca sabe as surpresas que vai encontrar pelo caminho e 3 anos é muito tempo.

Nenhum comentário: