sábado, 11 de outubro de 2008

Cookies

Acho que nada me dá mais a sensação de estar em casa do que colocar alguma coisa no forno para assar. Quando estava morando em Paris uma das coisa que mais me fez falta foi um forno, muitas vezes eu me pegava com vontade de assar um bolo ou colocar alguma coisa para gratinar, as vezes pensava em pratos que gostaria de fazer, bolava o menu e só quando já estava com tudo na cabeça lembrava que não poderia fazer porque não tinha forno. Nunca pensei que esse eletrodoméstico tão trivial fizesse tanta falta. Aqui em Montreal ainda não tenho a minha casa, mas hoje assei o minha primeira receita de cookies e só depois pensei que essa é a minha forma de reconhecer que Montreal é a minha nova casa.

Cookies de Chocolate

110g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
1 xíc. de açúcar mascavo
1 1/2 de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
300g de chocolate meio amargo picado

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Numa tigela, peneire a farinha de trigo. Junte a manteiga amolecida. Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida. Acrescente o ovo, o açúcar, o fermento e a essência de baunilha. Com as mãos, misture bem até a mistura ficar homogênea. Adicione o chocolate picado e misture novamente. Faça bolinhas do tamanho de uma noz.
Na assadeira untada, disponha as bolinhas, deixando 2 cm de espaço entre elas.

Com um garfo, pressione levemente cada bolinha para ficarem com um formato achatado.
Leve a assadeira ao forno preaquecido para assar por 25 minutos. Os cookies devem crescer e dourar ligeiramente. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva a seguir.

Um comentário:

Anônimo disse...

huuuuummm que delicia!! até senti o cheirinho (o que é o poder da da sugestividade, nao é mesmo minha gente??? rsrs)
Sobre o caipirisima, vamos sim!!
bjocas
Erika