"Inverno combina com chocolate. A boa notícia é que ele passou de inimigo das dietas a amigo da saúde. Meu professor de estatística na faculdade dizia que a vitamina BS é o nutriente mais importante na nutrição. BS de bom senso. E com vitamina BS dá até para comer chocolate sem engordar, aproveitando os benefícios, como compostos fenólicos e antioxidantes. Esses compostos dilatam as artérias, reduzindo a pressão arterial e melhorando o fluxo de sangue. Além disso, diminuem a oxidação do LDL colesterol e protegem o coração. Uma barra pequena de chocolate amargo (30 g) por dia já promove os efeitos desejados.Degustando o meu chocolate 60% de cacau, penso em algumas curiosidades:
- O chocolate contém substâncias estimulantes, como a cafeína e a teobromina.
- Ele também contém magnésio, que participa da formação da serotonina e estabiliza o humor.
- O carboidrato presente no chocolate estimula a liberação de substâncias neurotransmissoras que proporcionam bem-estar, saciedade, bom humor, felicidade...
- Algumas pesquisas indicam a presença de um composto chamado anandamida, capaz de estimular os mesmos receptores cerebrais que a maconha e o haxixe. O cérebro produz essa substância em concentrações mínimas, e supõe-se que a concentração de anandamida no chocolate seria responsável por essas sensações de bem-estar.
- A gordura e o açúcar do chocolate provocam a liberação dos neurotransmissores serotonina e endorfina, que se encontram diminuídos nos estados de depressão ou no período pré-menstrual.- Outras pesquisas indicam a presença de feniletilamina, uma substância química liberada no cérebro quando se está apaixonado."
Como música para os ouvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário