segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Seja a Mudança Que Você Quer Ver no Mundo


Tenho lido muitos livros que fazem parte da sessão "Writers on Food" na livraria. Comecei com os livros da Ruth Reichl, editora-chefe da Revista Gourmet, que durante dez anos foi a crítica de restaurantes do The New York Times. Os livros são uma delícia, escritos como uma autobiografia que tem a gastronomia como fio condutor, são fascinantes, dos três livros o primeiro Tender at the Bone foi o que se destacou para mim, ele conta as histórias da infância, como os gostos ajudam a formar a lembraça afetiva das pessoas que serão importantes para nós no futuro.

Procurando outro livro da mesmo sessão para ler, Animal, Vegetal, Miracle chamou uma atenção, o texto da contra-capa dizia que o livro era o relato da família Kingsolver sobre o ano que eles se propuseram a comer somente produtos cultivados por eles na fazenda onde vivem ou de produtores locais, resolvi ler porque estava cética em relação a proposta, seria mesmo possível? O livro se mostrou revelador, um dos melhores que li esse ano(e olha que o ano ainda não acabou e eu já li 17 livros até agora), o relato é tão honesto e sincero que me fez repensar muitas das minhas atitudes quando entro num supermecado para fazer compras, foi quando eu percebi a big picture, que o dinheiro que gastamos com alimentação tem um impacto enorme na comunidade em que vivemos.

E
ssa matéria que saiu na Times é bem interessante para quem quer saber mais sobre sustentabilidade na alimentação, ela pode servir de trampolim para o livro do Michel Pollan In Defense of Food que trata desse assunto. Está na minha lista de espera para ser lido, para fechar o assunto, pelo menos em termos de bibliografia, o The End of Food que trata dos problemas da indústria da alimentação.

Repensado os hábitos alimentares cada um de nós pode ser a mudança que o mundo precisa, ficam as dicas de leitura.

Um comentário:

Juliana disse...

Engraçado... tenho lido muito sobre essa questão da sustentabilidade na alimentação tb... adorei as dicas de livros!

Queria muito que existisse a tal da agricultura compartilhada(CSAa/ASCs) por aqui, queria ter essa experiência de ter produtos locais, sem agrotóxicos, variados, toda semana em casa e de quebra ajudar numa atividade normalmente familiar... sei que em Montréal o Équiterre (www.equiterre.org) presta auxílio nessas questões de sustentabilidade e lista as ASCs da região...

Outro site interessante (na verdade é uma conta do Flikr) é o da Riana (These Days In French Life - http://www.flickr.com/photos/81951381@N00/ - ela tem blog tb, o link está no perfil do flikr)... o que começou com um ano de "não comprar nada", acabou virando a vida da familia dela... tem mudado a forma como vejo não só a alimentação mas a forma como vivo...

O comentário ficou gigante... sorry...

Boa semana para você!

Juliana