quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Doce de Leite

Há algum tempo estou procurando uma receita de doce de leite, no Brasil na falta de um pote de um bom doce de leite mineiro, eu fazia o meu em casa cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão por uma hora, não fica igual ao mineiro, nem ao caseiro que fica horas apurando na panela, mas fica perfeito como recheio de rocambole. Aqui eu não tenho panela de pressão(e nem quero ter uma, pelo menos por enquanto) e todas as receitas de doce de leite que eu achei eram altamente elaboradas e complicadas demais.

Essa semana chegou na livraria o livro da Pim Techamuanvivit do blog Chez Pim que entra no hall dos livros escritos por autores de blog, ela se junta à Clotilde Dusoulier do Chocolate&Zucchini, Molly Wizenberg do Orangette, David Leibovitz e Shauna James Ahern do Gluten-Free Girl. Eu já dei uma espiada em todos os livros e acho que eles sempre deixam a desejar em relação aos respectivos blogs. O livro da Pim foi uma surpresa boa, a edição é primorosa e feita com muito capricho, fotos lindas, textos bem escritos, um toque diferente na maneira de escrever receitas que eu achei bem interessante. O livro foi escrito como um manual para pessoas que querem ser gourmets. Nada de errado nisso, porque gosto é uma coisa que se aprimora com o tempo, é preciso experimentar, descobrir e acima de tudo gostar desse processo, mas eu não acredito que um jantar no El Bulli ou em um restaurante 3 estrelas em Paris vá tornar alguém mais ou menos foodie(no livro tem um guia de como conseguir uma mesa no El Buli que eu achei totalmente desnecessário, acho que alguém que pode pagar por um jantar no restaurante não precisa de conselhos de um livro para quem quer ser gourmet). Nesse ponto achei o livro um pouco esnobe, me incomodou também o fato de todos os amigos da autora serem citados pelo nome e sobrenome e seus networking, informação muitas vezes relevante que não acrescenta em nada no assunto em questão.

Mas o que tinha no livro?? A receita de doce de leite que eu estava procurando! Numca pensei em cozinhar o leite condensado no forno. Pronto agora posso voltar a fazer o famoso-disputado-a-tapas-nunca-sobra nem-para-contar-história Rocambole de Doce de Leite. A receita é do livro da Carla Pernambuco e está aqui.

DULCHE DE LECHE

400g can of condensed milk
1 vanilla pod

Preheat the oven 220ºC. On a pyrex put the condensed milk. Mix in the vanilla seed and pods. Cover with aluminun foil. Place in a baking pan and add water half way through, bake for an hour. Remove from the oven, whisk until smooth. Let it cool room temperature.

3 comentários:

Tatiana disse...

Nunca pensei nisso tb!!! que legal! Vou testar isso aqui em casa! :) Eu n como muito doce de leite pq acho muito doce... mas aqui em casa qdo minha mae (uma formiga) e meu irmao querem comer doce de leite, ela cozinha na panela com agua normal, demora mais um pouco, claro, do que a panela de pressão.... mas funciona heheh a mesma coisa com o feijão.
hehehe
Boa semana!!! ou final dela hehe
Tatiana

Ariane Seixas disse...

Oi Tatiana!

Achei genial a ideia, eu fiz ontem ele nao fica tao moreninho como o que eu faco na pressao mas funciona bem...

Bom final de semana para vc tbm!

Beijos

Juliana disse...

Eu vivi essa sua busca pela receita do Dulce de Leche não tem muito tempo... mas meus motivos foram outros... queria fazer um doce de leite 'from scratch' para fazer sorvete... e encontrei o mesmo problema que vc... todas as receitas eram complicadas demais e tomavam muito tempo... no fim, fiz o doce de leite como sempre faço... cozinhando o leite condensado na panela de pressão... o sorvete ficou ótimo, mas fiquei meio decepcionada por não ter feito o doce de leite sem leite condensado... prometi para mim mesma que da próxima vez faço 'from scratch', mesmo que tenha que ficar horas no fogão... rsrsrs

Mas muito boa essa sua dica... ainda mais para pessoas que, como eu, tem um pouco de medo de panela de pressão... rsrs

Bom domingo!

Juliana