sábado, 5 de setembro de 2009

Caseirinhos


"
To market, to market, to buy a fat pig,
Home again, home again, dancing a jig;
To market, to market, to buy a fat hog;
Home again, home again, jiggety-jog;
To market, to market, to buy a plum bun,
Home again, home again, market is done."


Acho que não preciso falar aqui que o Jean-Talon é O lugar que eu mais gosto em Montréal, disparado de todos os outros, durante o verão o mercado fica ainda melhor, com mais bancas, simplesmente uma perdição, tenho que me controlar muito quando passeio por lá para não comprar muito mais do que eu posso ou consigo comer. Melhorei bastante, hoje sigo a minha lista a risca e só compro o que vou cozinhar, de vez em quando ainda peco nas quantidades.



Semana passada fui na biblioteca para uma pesquisa sobre gastronomia que eu estou fazendo, na sessão de livros sobre culinária brasileira encontrei muito por um acaso o livro Brésil, la cuisine de ma mère, da mineira radicada na França Viviane Tronel, o livro é fantástico e fala da culinária brasileira do cotidiano, coisas que a gente acha que não tem nem receita, que estão na mesa quase todos os dias, me emocionei com o livro, copiei um punhado de receitas, que estão na fila de espera para serem feitas. A primeira da lista era a de pão de queijo e a blogesfera conspirou ao meu favor, os Lapins publicaram uma postagem sobre onde encontrar a farinha de tapioca usada na massa e a dona do La Cucinetta publicou a receita de requeijão caseiro(3 em cada 5 brasileiros aqui reclamam e sofreeeem que aqui não tem requeijão), eu pessoalmente não sinto falta mesmo, mas a possibilidade de comer um pão de queijo recém saído do forno, quentinho com requeijão era muito tentadora. Comprei todos os ingredientes e lá fui eu para cozinha, fiquei impressionada com as receitas, as duas saíram na medida, perfeitas. O requeijão fica mais para próximo ao catupiry do que ao requeijão de potinho, mas fica com sabor de fazenda. Para o pão de queijo a minha única resalva é o sal, achei muito salgado, para o meu paladar acho que tenho que usar metade da quantidade indicada. Assei meia receita, a outra metade congelei(tenho certeza que não ficará congelada por muito tempo).


Petits Soufles au Fromage (Pão de Queijo)

400g de farine de tapioca
20 cl de lait
15 cl d'huile de tournesol
2 oeufs
150g de gruyère râpé
1 c. à soupe rase de sel

Préchauffez votre four à 180ºC. Versez la farine de tapioca dans un saladier et mélange-la avec le sel. Dans une casserole portez à éboullition le lait et l'huile. Versez-les brûlants sur la farine de tapioca et mélangez bien avec une cullière en bois. Attendez 3 à 4 minutes pour que la pâte refroidisse un peu et mettez les oeufs un à un en mélangeant avec les doigts. Pétrissez la pâte à la main environ 5 minutes. Ajoutez le fromage râpé et mélangez-le bien au reste de la pâte. Huilez vous main roulez des boulettes de 4 cm environ avec la pâte. Posez-les dans un moule en les espaçant bien. Faites-les cuire au four environ 30 minutes jusqu'à ce qu'elles soient bien gonflées et dorées. Servez chaud.

Requeijão

- Ferver 1 ou 2 litros de leite integral (normalmente os de saquinho
da padaria dão melhor resultado).

- Depois que ferver, colocar 4 colheres de sopa de vinagre no leite
e mexer bem. O leite vai talhar e separar o soro.

- Coar o soro com uma peneira. colocar a "massa" (parece ricota) no
liquidificador com um pouco de manteiga (as vezes uso só azeite.
dependo do humor...), sal e, se quiser, algum outro tempero como
queijo ralado, azeitona, ...

- Bater e guardar em uma vasilha bem fechada.

2 comentários:

Barbara Coelho disse...

Ari, você é ótima na cozinha, mas em matéria de Negócios... HAHAHAHA

Já imaginou o que seria do Haagen-Dazs e da Coca-Cola se eles tivessem publicado as respectivas receitas? E da tubaína, então? E do Viagra?? (Desse último é melhor manter à sete chaves, se nao Montreal ficaria ainda mais... peculiar.).

:*****

Anônimo disse...

Ariane,
você já fez este requeijão?????!!!!
Vou experimentar correeeeeeendo, que sqaudades de requeijão!
Bjs e obrigada por postar a receita, adorei,
Bia
bmbras@hotmail.com