domingo, 25 de janeiro de 2009

Poires Belle-Hélène

Essa receita eu e a minha mãe adaptamos, na primeira vez que eu fiz segui a receita do Oliver Anquier que é com vinho tinto e especiarias, a receita é deliciosa e as peras ficam uma delícia, até a minha mãe descobrir que cozinhar as peras com Marsala é ainda melhor. Ontem misturei 3 receitas para fazer as peras de sobremesa para o jantar, usei como base a receita do livro Cozinha de Estar da Rita Lobo, as especiarias(cravo-da-índia, cardamomo, anis, canela e uma fava de baunilha) da receita do Olivier Anquier e segui a intuição da minha mãe e na falta do Marsala coloquei uma xícara de Grand Marnier e o suco de três laranjas. Não ficou nem o chorinho para o dia seguinte.

- Para as peras:
3 peras bem firmes
caldo de 1 limão
1/3 de xíc. de açúcar
1 xíc. de água
1 colher de chá de essência de baunilha

- Para a calda de chocolate
200g de chocolate meio amargo
1/2 de café ou água
1/2 xíc. de açúcar
1/2 xíc. de creme de leite fresco

1. Descasque as peras preservando os cabinhos. Corte-as em metades(no sentido vertical) e retire as sementes. Regue com o caldo de limão para não oxidarem.
2. Escolha uma panela que comporte todas as 6 metades deitadas em apenas uma camada. Nessa panela, leve a água e o açúcar ao fogo, sem as peras. Quando começar a ferver, conte 1 minuto, misture a essência de baunilha e retire a panela do fogo.
3. Coloque as peras deitadas, uma ao lado da outra, e leve de novo a panela ao fogo alto. Deixe ferver mais um minuto, reduza para fogo médio e tampe a panela. Após cerca de 10 minutos, vire as peras. O tempo de cozimento varia muito, dependendo da pera, elas devem ficar macias, mas sem desmanchar. Retire do fogo e deixe esfriar.
4. Na hora de servir, coloque a calda quente no fundo do prato, deite as peras cozidas na calda e , à parte, sirva sorvete de creme.
5. Coloque todos os ingredientes da calda numa panelinha e leve ao fogo bem baixo, mexendo com uma colher de pau. Quando a calda estiver lisa, desligue o fogo.

Nenhum comentário: