sexta-feira, 5 de março de 2010

Arroz com Feijão



Não sei o que me eu essa semana que eu fiquei morrendo de vontade de comer uma feijoada(não sei se foi vontade de comer feijoada ou só de um bom prato de arroz com feijão).

Eu nunca fiz feijoada na vida e posso falar com certeza(minha mãe que me corrija se eu estivar errada)que lá me casa a gente nunca fez uma.

Mas como tudo na vida tem uma primeira vez, resolvi não esperar a vontade passar e testar os meus dotes culinários no mais brasuca dos pratos, chamei os vizinhos e lá fui eu para o fogão, feijões de molho, carne dessalgada, 3 horas em fogo brando depois, bem temperadinha, minha feijoada ficou pronta e modéstia a parte ela ficou maravilhosa.

Agora ninguém mais pode falar que eu não sou brasileira de verdade porque não sei fazer nem feijoada nem moqueca, a feijoada foi aprovada, quem sabe não me empolgo agora e testo uma receita de moqueca?



Ingredientes para feijoada você encontra aqui.

Achei as receitas no antigo site do Panelinha.

*Caipirinhas cortesia do vizinho que mineiro de tudo e trouxe uma cachaça das boas e seus apetrechos de barman e fez as caipirinhas que acompanharam a feijoada, porque o almoço em si não estava quase nada brasuca.....


Feijoada

500 g / 1 pacote de feijão preto
200 g de carne seca
200 g de carne defumada
200 g de paio
200 g de lingüiça calabresa
200 g de costela de porco
150 g de bacon
1 cebola média, picada
1 dente de alho, picado
2 colheres (sopa) de cheiro verde, picado
1 pitada de colorau
1 pitada de cominho
1 laranja, inteira
pimenta malagueta, a gosto
sal e pimenta do reino, a gosto


1. Escolha o feijão e coloque num recipiente fundo. Acrescente bastante água e deixe os feijões de molho cerca de 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

2. Corte a carne seca em pedaços, retire e despreze as gorduras, e coloque num recipiente. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água a cada 3 horas.

3. Corte o bacon em cubos grandes. Separe uma pequena parte para o refogado e corte em pequenos pedaços.

4. Para cortar a costela em pedaços, apóie a costela sobre uma tábua e deixe a parte dos ossos virada para cima. Com uma faca afiada, corte a carne seguindo a linha entre os ossos. Reserve.

5. Escorra a água da carne seca e coloque-a (a carne) numa panela. Cubra com água fria e leve ao fogo para ferver. Ao ferver, escorra a água e cubra novamente com água fria. Leve novamente ao fogo e espere ferver. Escorra a água e reserve.

6. Escorra a água do feijão e coloque-os numa panela grande. Cubra os feijões com bastante água e leve ao fogo alto para ferver.

7. Ao ferver, abaixe o fogo e acrescente a laranja inteira (com casca) e a carne seca. Após 30 minutos, acrescente as costelinhas reservadas. Após mais 30 minutos, acrescente a carne defumada. Retire a laranja e despreze.

8. Em seguida, acrescente as lingüiças inteiras e o bacon. Deixe cozinhar por mais 90 minutos ou até que as carnes e o feijão fiquem macios.

9. Pique a cebola, o alho e o cheiro verde. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo e acrescente um pouco de azeite e o bacon picado. Acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto. Coloque o cheiro verde, o cominho, o colorau, a pimenta picada e mexa bem.

10. Pegue uma concha de feijão macio, sem o caldo, de dentro da feijoada e coloque sobre uma tábua. Amasse com um garfo, formando uma papa. Acrescente a papa de feijão dentro da frigideira com o refogado e mexa bem. Se for preciso, acrescente um pouco de caldo.

11. Jogue o refogado com a papa dentro da panela da feijoada e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Prove a feijoada e verifique se precisa acrescentar sal e pimenta.

12. Retire as lingüiças de dentro da panela e coloque-as sobre uma tábua. Corte as lingüiças em fatias finas e volte as rodelas para a panela. Espere a feijoada aquecer e sirva em seguida.


Farofa Simples


500 g / 1 pacote de farinha de mandioca
2 cebolas médias
2 ovos
1/3 xícara (chá) de azeitonas, verdes
70 g / ½ xícara (chá) de bacon, picado
½ xícara (chá) de uvas-passa (opcional)
100 g de manteiga

1. Descasque as cebolas e corte em fatias bem finas. 2. Retire o caroço das azeitonas e corte em rodelas. Pique o bacon em cubinhos pequenos. 3. Leve uma panela média ao fogo baixo para esquentar. Acrescente a manteiga, o bacon e refogue por 2 minutos. Junte a cebola e refogue por mais 2 minutos. 4. Acrescente as azeitonas picadas e a farinha de mandioca. Mexa bem com uma colher de pau para a farinha absorver bem os temperos. 5. Quebre os ovos num recipiente e misture levemente com um garfo. Despeje os ovos, de uma só vez na panela e misture rapidamente com a colher. 6. Acrescente as uvas-passa e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Molho Picante
do livro Brésil, la cuisine de ma mère

2 tomates em cubinhos
2 pimentas dedo de moça
2 c. de sopa de cebolinha picada
2 c. de sopa de salsinha picada
200 ml do caldo da feijoada
sal

Misture todos os ingredientes numa tigela. Acerte o sal. Servir gelado.

4 comentários:

Lilian disse...

Huuuummmm que delícia!
Ari, tô com saudade!

Tô na luta pra juntar $$ pra te visitar... mas tá difícil! Rs!

Beijo enorme!!!!

Carla disse...

Adorei as fotos! Parece tentador cozinhar uma feijoada, mas, por enquanto, vou ficar apenas com panquecas americanas!! kkkkk
bjs

Anônimo disse...

Pronto! Fiquei com água na boca...delicia, vou tentar fazer aqui em casa qualquer dia destes. Vce achou tudo lá no Alim-Pot? Até o paio?
Bjs,Bia

Ariane Seixas disse...

Oi Bia,

Não procurei paio, não sei se eles tem, mas acho que não...eu fiz com chorizo português e carne seca e ficou ótimo...ela é fácil de fazer só precisa de tempo porque demora o segredo está no refogado do tempero, eu coloquei bastante alho e salsinha....