segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Péché Mignon


Eu sou uma pessoa que desenvolve muito facilmente obcessões culinárias. Quando descubro alguma gosto novo que agrada ao meu paladar sou capaz de ficar dependente por semanas até a vontade descobir um novo sabor.

Uma das minhas últimas descobertas foi o grapefruit ou toranja(estranho o nome não? Oi moço, me dá uma dúzia de toranjas por favor?). Ela nunca fez parte da fruteira lá de casa, a primeira vez experimentei uma toranja foi no ano passado e não gostei, ela tem um gostinho amargo no final, que não agradou.

Mas umas semanas atrás minha roommate comprou um monte de toranjas que estavam em promoção no supermecado e colocou na fruteira, todas lindas, enormes e brilhantes. Elas olharam para mim e pronto fiquei com vontade de experimentá-las de novo. Coloquei as toranjas na lista de compras da semana, aproveitando a promoção 4 por $0.99(nada mal).

No café da manhã fiz um grande esforço mental para esquecer a primeira impressão que tive da fruta e confirmando a impermanência das opiniões, adorei! No outro dia pela manhã, resolvi fazer um suco, já que estava um pouco enjoada de tomar Tropicana e queria algo menos industrializado. Viciei no suco também. Na semana seguinte as toranjas continuavam em promoção, aproveitei e comprei uma dúzia, como uma todo dia de manhã. Quando não como faço um suco.

Semana passada chegou na livraria o novo livro do Gordon Ramsay sobre a culinária indiana. Eu dei uma olhada no livro e a receita do Masala Chai chamou a minha atenção. Copiei e na primeira folga que tive na semana testei a receita. Uma delícia, aromático, leve, com gostinho de quero mais no final. Viciei também. Quando tenho tempo faço para o café da manhã, se a manhã é curta preparo o chá e coloque na minha garrafinha térmica para tomar durante do trabalho.

A receita é quase a original do livro, eu adicionei o anis-estrelado para fazer o meu. Duas colheres de sopa de mel podem substituir o açúcar. Uma fava de baunilha ou meia colher de chá de essência de baunilha fazem Chai à la Vanille(eu fiz e fica muito bom também, usei uma fava). Acho que gengibre harmoniza bem com a combinação de especiarias, é o próximo que vou experimentar.

Masala Chai

500 ml de água
200 ml de leite integral ou semi-desnatado
3 cravo-da-índia
1 pau de canela
6 cardamomos
4 grão de pimenta-do-reino
1 anis-estrelado
2 c. de chá de açúcar
1 saquinho de chá preto

Numa panela juntar as especiarias, a água e o leite, leve ao fogo e deixe ferver. Em fogo médio/baixo deixe reduzir por 12-15 minutos. Coloque o chá e o açúcar. Peneire e sirva quente.

Nenhum comentário: