quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bacalhau com Natas




Já faz um tempo que eu estava procurando bacalhau por aqui, nunca achava postas só o peixe inteiro, até que resolvi perguntar na peixaria(que é de um português) se eles sabiam onde eu poderia encontrar bacalhau em postas, a resposta veio melhor do que eu esperava, ali mesmo eles tinham o peixe que eu tanto queria.

O bacalhau aqui vem da Nova Scotia e custa bem mais barato do que no Brasil, o quilo sai por aproximadamente CAN$ 15.00. Comprei um pacotinho de 480g e resolvi experimentar a receita de "Bacalhau com Natas".

Fuxicando na internet achei uma receita que me pareceu bastante confiável no Tasca da Elvira, blog escrito por uma portuguesa de Açores que também escreve o Elvira's Bistrot. Achei também esse post sobre "Bacalhau com Natas" muito interresante, com uma pincelada sobre a história de Portugal.

Para acompanhar o bacalhau fiz uma "Salada de Pêras com Parmesão, receita da maravilhosa revista portuguesa Blue Cooking que eu descobri muito por acaso na Satélite, numa das minhas idas à São Sebastião.

A salada é feita assim, em forno preaquecido a 180ºC asse as pêras cortadas ao meio até ficarem macias(uma pêra por pessoa), no prato de serviço coloque um punhado de rúcula, as duas metades de pêra e polvilhe com lascas de parmesão. Na hora de servir, regue com vinagrete feito com azeite e suco de limão, na proporção de 3 partes de azeite para uma parte de suco de limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora e um punhado de sementes de mostarda.

Para sobremesa fiz Pudim de Leite Condensado, receita do Panelinha. Pra quem não tem leite condensado à mão, a versão francesa, Crème Caramel é bastante semelhante, eu não tinha a quantidade suficiente de ovos para fazer a receita então ataquei as duas últimas latas de leite condensado que eu tinha na despensa.



Vai lá:
Poissonerie Antoine
5020, Avenue du Parc (c/ St-Joseph)
(514) 278.8749

Bacalhau com Natas

500 ml de leite
600g de bacalhau em postas dessalgado
200 ml de creme de leite
3 dentes de alho
1 folha de louro
800g de batata cortadas em cubos
2 cebolas cortadas em rodelas
100 ml de azeite
40g de manteiga
50g de farinha de trigo
noz-moscada
sal e pimenta-do-reino

Numa panela coloque o leite, o alho, a folha de louro e o bacalhau. Leve ao fogo até levantar fervura, retire do fogo, tampe a panela e reserve.

Frite os cubos de batata em um pouco de óleo e reserve. Limpe as postas de bacalhau retirando a pele e os espinhos. Peneire o leite e reserve.

Refogue a cebola no azeite, acrescente as batatas e o bacalhau desfiado. Acerte o sal se necessário e tempere com pimenta-do-reino. Preaqueça o forno a 220ºC.

Numa penela derreta a manteiga, acrescente a farinha e misture bem, acrescente o leite aos poucos, coloque uma pitada de noz-moscada e deixe o molho engrossar mexendo sempre para não empelotar. Retire do fogo e acrescente o creme de leite.

Coloque o bacalhau num refratário e cubra com o molho béchamel. Leve ao forno até ficar dourado.

Crème Caramel
do livro "Cooking French"

100g de açúcar
650 ml de leite
1 fava de baunilha
125g de açúcar
3 ovos batidos
3 gemas

Para fazer o caramelo coloque 100g de açúcar numa panela e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver, retire do fogo e adicione 2 c. de sopa de água. Coloque numa fôrma de pudim.

Preaqueça o forno à 180ºC. Coloque o leite e a fava de baunilha numa panela e leve ao fogo até ferver. Numa tigela misture os ovos, as gemas e o açúcar, adicione o leite(passe por uma peneira). Misture bem. coloque na fôrma. Asse em banho-maria por 35-40 minutos até o pudim ficar firme ao toque. Retire do forno e deixe esfriar, leva à geladeira por 2 horas e desenforme na hora de servir.

Nenhum comentário: